Por Nani Maciel
Dados biográficos
Walter D. Scott é um psicólogo norte-americano que cresceu no sul da Califórnia e hoje reside em Pullman, no estado de Washington, EUA.
Formação educacional
Walter formou-se em Psicologia pela San Diego State University e concluiu doutorado no Programa de Psicologia Social/Personalidade pela University of Illinois em Chicago, tendo como orientador Daniel Cervone.
Trajetória profissional
Hoje atua como professor no Departamento de Psicologia na Washington State University, onde também exerce a função de Diretor da Clínica de Psicologia. Além disso, também trabalha no Laboratório de Personalidade, Psicopatologia e Avaliação.
Considerações sobre um ou mais aspectos da trajetória
O trabalho de Scott investiga como estruturas de personalidade, autoesquemas, objetivos e temperamentos se relacionam com síndromes clínicas como transtornos de humor, ansiedade e estresse traumático. Scott conduziu estudos on-line para examinar a eficácia de intervenções cognitivas sociais na redução de sintomas de humor e ansiedade e na melhoria do bem-estar psicológico.
Ele e seus colegas também exploraram o conceito de coerência de personalidade, que se refere à consistência dos pensamentos, sentimentos e comportamentos de um indivíduo em diferentes situações, bem como o conceito de incoerência, que se refere às inconsistências nesses aspectos.
Para conhecer mais
Walter D. Scott é um pesquisador conhecido por seu trabalho aplicando a teoria social cognitiva à avaliação clínica da personalidade. Ele e seus colegas desenvolveram métodos de avaliação, como a Avaliação da Pessoa em Contexto (Pica), e conduziram pesquisas sobre o papel de estruturas de personalidade, como autoesquemas e objetivos, em síndromes clínicas. Sua pesquisa também inclui estudos on-line que examinam o impacto de intervenções sociocognitivas no humor e na ansiedade.
Esteve no Brasil em duas ocasiões, uma para uma série de diálogos sobre a teoria social cognitiva apresentada na Faculdade de Medicina da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em 2022, e no V Seminário Internacional Teoria Social Cognitiva em Debate, realizado em 2023.
Links sugeridos:
Apresentação sobre a abordagem sociocognitiva para a avaliação clínica da personalidade – V Seminário Internacional TSC em Debate (2023): https://www.youtube.com/watch?v=kp29DjCJ4-8. Veja a partir do ponto 4:13:11.
Walter Scott’s Lab – Institution: Washington State University – Department: Department of Psychology: https://www.researchgate.net/lab/Walter-Scott-Lab#:~:text=About%20the%20lab,anxiety%2C%20and%20traumatic%20stress%20disorders.
The EJP Blog Oct 8 – A Conversation with Walter Scott: https://www.ejp-blog.com/blog/2021/10/8/a-conversation-with-walter-scott.
Walt Scott – Professor Director of Psychology Clinic: https://psychology.wsu.edu/people/faculty/walt-scott/
Department of Psychology – Personality, Psychopathology, and Assessment Lab: https://labs.wsu.edu/personality-assessment/.
Publicações e obras de referência
Scott, W. D., Paup, S., & Kirchhoff, C. (2022). Clinical application of social cognitive theory: A novel personality assessment procedure and a case study of personality coherence. European Journal of Personality, 36, 371-390.
Scott, W. D., Penningroth, S. L., Paup, S., Li, X., Adams, D., & Mallory, B. (2022). The Relational Self-Schema Measure: Assessing psychological needs in multiple self-with-other representations. Journal of Personality Assessment, 21, 317-338.
McDougall, K. H., & Scott, W. D. (2021). The Self-Efficacy for Parenting Adolescents Scale: Development and Initial Validation. Journal of Child and Family Studies, 30(9), 2289-2302.
Scott, W. D., & Cervone, D. (2016). Social cognitive personality assessment: A case conceptualization procedure and illustration. Cognitive and Behavioral Practice, 23, 79-98.
Scott, W. D., Clapp, J., Mileviciute, I., & Mousseau, A. (2016). Children’s Depression Inventory: A Unidimensional Factor Structure for American Indian and Alaskan Native Youth. Psychological Assessment, 28, 81-91.
Mousseau, A. C., Scott, W. D., & Estes, D. (2014). Values and depressive symptoms in American Indian youth of the Northern Plains: Examining the potential moderating roles of outcome expectancies and perceived community values. Journal of Youth and Adolescence, 43 (3), 426-436.
Scott, W. D. & Dearing, E. C. (2012). Academic self-efficacy, theories of intelligence, ethnic identity, and depression: A longitudinal study with American Indian youth. Development and Psychopathology, 24, 607-622.