Timothy Cleary

Timothy Cleary

Por Nani Maciel

Dados biográficos

Nascido nos anos 1970, Timothy Cleary graduou-se em Psicologia em 1994.

Formação educacional

Timothy formou-se em Psicologia pelo Manhattan College (EUA) em 1994, concluiu o mestrado em Psicologia Educacional (2000) no Queens College e o doutorado em Psicologia Educacional (2001) no The Graduate Center, City University of New York, tendo como orientador Barry J. Zimmermann.

Trajetória profissional

Iniciou sua carreira como psicólogo escolar no condado de Rockland, New York, exercendo a função por 3 anos, indo em seguida para a University of Wisconsin-Milwaukee, atuando no Departamento de Psicologia Educacional de 2004 a 2012. Posteriormente, foi para Rutgers, The State University of New Jersey University, onde trabalha até o momento como professor associado.

Considerações sobre um ou mais aspectos da trajetória

Tim vem realizando, ao longo de sua trajetória, diversos trabalhos de intervenção voltados para o desenvolvimento da autorregulação da aprendizagem. Ele diz que os aspectos que encantam nesse constructo são a sua aplicabilidade nas escolas e os mecanismos que podem fortalecer as pessoas. Nesse sentido, seu trabalho é realizado de forma muito aproximada com as escolas, os estudantes e os professores. Seus estudos sobre autorregulação não se concentram apenas nas intervenções, mas também nas diferentes formas de análise de dados, como, por exemplo, o uso da microanálise. Seus trabalhos são citados aproximadamente 9.500 vezes.

Para conhecer mais

Tim faz parte doSpecial Interest Group (SIG) de autorregulação da aprendizagem da American Educational Research Association (AERA). No vídeo em https://www.youtube.com/watch?v=WyOaI9rBfGka podemos acompanhar uma de suas entrevistas, e, em https://www.youtube.com/watch?v=QjnUMpUcVlI, sua palestra proferida na AERA.

Publicações e obras de referências

Cleary, T. J., & Russo, M. R. (2024). A multilevel framework for assessing self‐regulated learning in school contexts: Innovations, challenges, and future directions. Psychology in the Schools61(1), 80-102.

Kitsantas, A., Cleary, T. J., DiBenedetto, M. K., & Hiller, S. E. (2023). Essentials of Research Methods for Educators. SAGE Publications.

Cleary, T. J., Kitsantas, A., Peters-Burton, E., Lui, A., McLeod, K., Slemp, J., & Zhang, X. (2022). Professional development in self-regulated learning: Shifts and variations in teacher outcomes and approaches to implementation. Teaching and Teacher Education111, 103619.

Cleary, T. J. (2018). The self-regulated learning guide: Teaching students to think in the language of strategies. Routledge.

Cleary, T. J., & Callan, G. L. (2017). Assessing self-regulated learning using microanalytic methods. In Handbook of self-regulation of learning and performance (pp. 338-351). Routledge.