Sueli

Sueli Édi Rufini Guimarães

(In memoriam)

Por Camilla Santos Silva e Evely Boruchovitch

Dados biográficos

Sueli Edi Rufini nasceu em 12 de dezembro de 1957 na cidade de Londrina.

Formação educacional

Graduou-se em 1987 no curso de Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Obteve o título de mestra em Educação em 1996 pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e de doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) com a tese “Avaliação do estilo motivacional do professor: adaptação e validação de um instrumento”, em 2003, sob orientação da professora Evely Boruchovitch.

Trajetória profissional

Sueli foi professora associada no Departamento de Educação da UEL de 1992 a 2019 e pró-reitora de graduação na mesma instituição de 2016 até 2019, quando se aposentou. Continuou a atuar na pesquisa como professora sênior junto ao Programa de Pós-graduação em Educação da UEL.

Foi bolsista de produtividade 2 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em 2008 e coordenadora do Projeto – Motivação no Contexto Educativo (PROCAD) (2007-2012), realizado em parceria com a Faculdade de Educação da Unicamp e o Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia (GEPESP).

Entre 2011 e 2016, foi coordenadora de Ensino Superior e Ciência e Tecnologia por da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná. Organizou e coordenou diversas edições do Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia e eventos científicos, como a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia, do CNPq e da Fundação Araucária.

Considerações sobre um ou mais aspectos da trajetória

Sueli Rufini orientou 16 dissertações de mestrado, 16 iniciações científicas, 24 trabalhos de conclusão de curso e um doutorado nas áreas de Motivação e Teoria Social Cognitiva. Contribuiu expressivamente para o avanço do conhecimento nas áreas de Motivação e Autorregulação publicando 39 artigos científicos, 17 capítulos de livros e organizando, em coautoria, o livro Motivação para aprender: Aplicações no contexto educativo pela editora Vozes. 

A experiência e a expertise de Sueli Edi Rufini, sobretudo nas áreas da Motivação para Aprender e Psicometria, foram muito valiosas para vários trabalhos e projetos de pesquisa dos quais participou, tendo contribuído muito para o fortalecimento de intercâmbios interinstitucionais e para as redes de cooperação que muito fizeram o conhecimento científico nacional avançar.

Rufini, infelizmente, deixou-nos em 24 março de 2025. Sua partida prematura representa uma grande perda para a comunidade acadêmica e para todos os que tiveram o privilégio de conhecê-la. Com uma carreira marcada por sua dedicação incansável ao ensino e à pesquisa, Sueli foi uma referência para seus alunos, colegas e para o campo do conhecimento em que atuava. Dotada de um brilhantismo ímpar, generosidade absurda e humildade tamanha, seu sorriso e sua acolhida farão muita falta para todos(as) que com ela conviveram e que sempre a terão guardada, com muito carinho, em seus corações.

Para conhecer mais

Mais informações: http://lattes.cnpq.br/6644979998092116.

            Sueli recebeu, recentemente, uma linda homenagem póstuma da Fundação Araucária, em 12 de maio de 2025, no lançamento das Chamadas Públicas de Iniciação Científica e Extensão Universitária – Edital Professora Sueli Édi Rufini, uma homenagem à vida de trabalho e à grande mulher que ela foi.