Por Nani Maciel
Dados biográficos
Steven D. Brown é professor na Loyola University Chicago, EUA. Reconhecido por suas contribuições à Psicologia Vocacional e Educacional, reside em Chicago e atua como pesquisador e docente na área de Psicologia Aplicada.
Formação educacional
Steven Brown obteve seu doutorado em Psicologia na University of California, Santa Barbara, e construiu uma carreira acadêmica voltada ao desenvolvimento de teorias e práticas em orientação profissional, avaliação psicológica e psicologia educacional. É coautor de obras na área, como Career Development and Counseling: Putting Theory and Research to Work.
Trajetória profissional
Professor na School of Education da Loyola University Chicago, Brown é citado por suas pesquisas sobre autoeficácia, desenvolvimento de carreira e avaliação psicológica. Colabora frequentemente com o pesquisador Robert W. Lent, com quem desenvolveu a Teoria Sociocognitiva de Desenvolvimento de Carreira (SCCT). Trabalhou em colaboração com pesquisadores da Itália, Islândia, França e Suíça para verificar se as medidas de indecisão de carreira têm o mesmo significado e se medem os mesmos construtos em diversas culturas internacionais.
Considerações sobre um ou mais aspectos da trajetória
Steven Brown é autor de estudos sobre autoeficácia acadêmica, persistência educacional, satisfação no trabalho e barreiras contextuais à escolha profissional. Sua abordagem integra variáveis pessoais e ambientais, propondo modelos explicativos que ajudam a compreender o comportamento vocacional ao longo da vida.
Entre suas contribuições estão análises sobre autoeficácia e desempenho acadêmico, além de guias para avaliação de construtos sociocognitivos em pesquisas de carreira. Sua obra é marcada pela relevância prática para profissionais da psicologia educacional e organizacional.
Para conhecer mais
Entrevista com Steve Brown sobre dificuldades de tomada de decisão de carreira – https://www.youtube.com/watch?v=UIchrKMPhmU.
Livro Career Development and Counseling – Google Books – https://books.google.com/books/about/Career_Development_and_Counseling.html?id=6mOX6XBxrv0C.
Algumas referências
Lent, R. W.; Brown, S. D. (2013). Social Cognitive Model of Career Self-Management. Journal of Counseling Psychology, 60(4):557-68.
Brown, S. D.; Lent, R. W. (2012). Career Development and Counseling: Putting Theory and Research to Work. John Wiley & Sons.
Brown, S. D.; Lent, R. W. (2008). Handbook of Counseling Psychology. John Wiley & Sons.
Lent, R. W.; Brown, S. D.; Hackett, G. (1994). Toward a Unifying Social Cognitive Theory of Career and Academic Interest, Choice, and Performance. Journal of Vocational Behavior, 45(1):79-122.
Multon, K. D.; Brown, S. D.; Lent, R. W. (1991). Relation of Self-Efficacy Beliefs to Academic Outcomes: A Meta-Analytic Investigation. Journal of Counseling Psychology, 38(1), 30-38.
Fontes consultadas
https://www.nae.edu/126316/Steven-Brown
https://scholar.google.com/citations?user=uju5i3kAAAAJ&hl=en