Por Simone Pedersen
Dados biográficos
Steve Graham é um professor norte-americano na Divisão de Liderança e Inovação do Teachers College da Arizona State University. Há mais de 40 anos, estuda o desenvolvimento da escrita, como ensiná-la de forma eficaz e como pode ser usada para apoiar a leitura e a aprendizagem. Nos últimos anos, tem se envolvido no desenvolvimento e teste de ferramentas digitais para apoiar a escrita e a leitura por meio de uma série de bolsas do Instituto de Ciências da Educação e do Escritório de Programas de Educação Especial do Departamento de Educação dos EUA. Sua pesquisa envolve escritores com desenvolvimento típico e alunos com necessidades especiais em escolas de ensinos fundamental e médio, com grande parte disso ocorrendo em salas de aula de escolas urbanas. Com base na teoria social cognitiva, o Dr. Graham investiga como a autorregulação da escrita beneficia desde crianças até adultos que querem aprender a escrever ou desejam/precisam escrever melhor, e tem um olhar atento para crianças com dificuldades de aprendizagem, sendo referência em vários países.
Formação educacional
O doutorado de Steve Graham foi em Educação Especial, na University of Kansas em 1978. Antes, fez o mestrado em Dificuldades de Aprendizagem, em 1975, no Valdosta State College. Nesta mesma instituição, formou-se em bacharel em Educação Secundária em 1972.
Trajetória profissional
Sua trajetória profissional é vasta e até hoje o Dr. Graham é muito ativo e participa de grandes projetos de pesquisa e de importantes publicações sobre escrita, leitura e dificuldades de aprendizagem. Suas estratégias, embora construídas para alunos com dificuldades de aprendizagem, beneficiam todos os estudantes. Pela extensão de suas trajetórias profissional e acadêmica, focamos os eventos mais recentes.
Entre 2019 e 2023, ele foi codiretor do Centro WRITE na University of California, em Irvine, financiado pelo Instituto de Ciências da Educação. É professor Warner na Divisão de Liderança e Inovação Educacional, Fulton Teachers College, na Arizona State University desde 2012 e, desde 2013, é professor-adjunto (somente pesquisa) na Faculdade de Educação da Universidade Católica Australiana, localizada no campus McAuley, em Banyo, Brisbane, e professor visitante no Programa de Doutorado em Educação e Sociedade da Universidad Andrés Bello, no Chile.
Considerações sobre um ou mais aspectos da trajetória
Graham é coautor de várias publicações importantes, como Handbook of Writing Research, Handbook of Learning Disabilities, APA Handbook of Educational Psychology, Writing Better, Powerful Writing Strategies for All Students e Making the Writing Process Work, e autor de três relatórios influentes da Carnegie Corporation: “Writing Next”, “Writing to Read” e “Informing Writing”.
Steve Graham atuou também como consultor de diversas organizações, incluindo a Unesco, o Instituto Nacional de Saúde, o National Writing Project e o What Works Clearinghouse. Foi presidente do guia do What Works Clearinghouse, Teaching Elementary School Students to be Effective Writers e preside um guia semelhante do WhatWorks Clearinghouse para o ensino da escrita no ensino médio. Graham foi membro do Comitê da Conferência Nacional de Pesquisa sobre alfabetização de adolescentes e adultos.
Ele forneceu informações básicas para uma grande variedade de reportagens de revistas, jornais, televisão e rádio, incluindo National Geographic, Time, Newsweek, Le Monde, New York Times, Wall Street Journal, Washington Post, USA Today, National Public Radio, CBS Sunday Morning News e NBC Today Show.
Complementar ao seu trabalho acadêmico e de pesquisa, Steve Graham participa de entidades educacionais, como Conselho Nacional de Professores de Inglês; Conselho para Crianças Excepcionais; Conselho para Dificuldades de Aprendizagem; Associação Americana de Pesquisa Educacional; Divisão de Pesquisa/Conselho para Crianças Excepcionais; Associação Internacional de Alfabetização e Associação Internacional de Pesquisa sobre Dificuldades de Aprendizagem.
Para conhecer mais
Outras atividades relacionadas
2025 Presidente do Simpósio Ensino da Escrita: IA, Eficácia e Instrução Explícita (Implícita também!) na Conferência de Pesquisa da Costa do Pacífico, San Diego, CA.
2024-2029 Mentor da Dra. Zoi Philippakos, University of Tennessee, para um programa de aprimoramento da Bolsa de Estudos para Professores Associados.
2025 Forneceu feedback sobre os Padrões para o Ensino da Escrita para o Estado da Carolina do Norte.
2024-2025 Membro do Comitê de Busca para Editor do Journal of Educational Psychology.
2025 Presidente do Simpósio IA e Ensino da Escrita na 2a Conferência da Rede Europeia de Alfabetização. Colônia, Alemanha.
2024-2026 Mentor Jake Drowns (Utah State University): Hall da Fama Leitura.
2024-2026 Membro do Comitê de Premiação do Prêmio William Gray da Associação Internacional de Alfabetização.
Algumas homenagens e citações de sua obra
2025 Eleito para o Anel de Honra da Rede Europeia de Alfabetização.
2025 Palestra Acadêmica Distinta para o Grupo de Interesse Especial em Pesquisa em Leitura e Alfabetização da Associação Americana de Pesquisa Educacional.
2024 Selecionado como revisor de destaque para Revisor de Pesquisa Educacional em 2023 (homenagem na Conferência da Associação Americana de Pesquisa Educacional).
Seus artigos figuram entre os mais citados em pesquisas acadêmicas em 2003 e 2024 nas bases de dados Scopus, Researchgate e Scilit.
Alguns vídeos
Graham, S. (2024, November). How to Bring Evidence-Based Writing Instruction to Your Classroom. Medium: Inspired Ideas. https://medium.com/inspired-ideas-prek-12/how-to-bring-evidence-based-writing-instruction-to-your-classroom-7df42770cab7.
Graham, S. (2024, November). Why should we teach writing in the age of artificial intelligence? Medium: Inspired Ideas. https://medium.com/inspired-ideas-prek-12/why-should-we-teach-writing-in-the-age-of-artificial-intelligence-c49c50300584.
Graham, S. (October 2024). Writing Instruction. Literacy Lunch Break Podcast.
Steve Graham: Effective Writing Instruction https://www.youtube.com/watch?v=jp4l-oBbgXQ&t=3s.
Why young children need to write: https://www.youtube.com/watch?v=NzLgDeSdpVQ.
Writing in the Common Core: https://www.readingrockets.org/people-and-organizations/steve-graham.
An Interview with Steve Graham: https://search.asu.edu/profile/1980815.
Alguns de seus livros que são considerados cânones sobre aprendizagem da escrita
MacArthur, C., Graham, S., & Fitzgerald, J. Handbook of Writing Research (3rd ed.). Guilford.
Graham, S., Troia, G. A., Skar, G. B. U., eds. (2024). Student and teacher writing motivational beliefs. Frontiers Media SA.
De Smedt, F., Bouwer, R., Limpo, T., & Graham, S. (2023). Methodological issues in high quality intervention research in writing (Studies in Writing Series). Brill Editions.
Philippakos, Z., & Graham, S. (2023). Writing and Reading Connections: Bridging Research and Practice. Guilford.



