Soely

Soely Aparecida Jorge Polydoro

Por Yara Aparecida de Paula

Dados biográficos

Soely nasceu na cidade de São Paulo e tem um importante papel na divulgação da teoria social cognitiva (TSC) no Brasil.

A sua linha de investigação está orientada para a formação do estudante do Ensino Superior, especialmente quanto aos processos de integração acadêmica, autoeficácia, autorregulação da aprendizagem e dimensões educativas associadas. Com tal enfoque, organizou um programa voltado para a promoção da autorregulação da aprendizagem para universitários da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Essa experiência vem auxiliando diferentes profissionais da Educação, sobretudo aqueles que atuam nos serviços de apoio aos estudantes em universidades públicas e privadas brasileiras.

Formação educacional

Psicóloga formada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), fez o curso de Aperfeiçoamento em Psicopedagogia aplicada à Neurologia Infantil na mesma universidade. Em 1995, também na Unicamp, obteve o título de mestra e, em 2000, o seu doutorado. Concluiu dois pós-doutorados na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) (2009 e 2012).

Trajetória profissional

Iniciou, em 1990, como professora de Psicologia na PUC-Campinas e, em 1992, assumiu a Coordenadoria de Apoio e Serviços ao Estudante no setor de Psicologia. Também exerceu o cargo de professora na Universidade São Francisco.

Em 2001, ingressou na Unicamp como professora associada e atualmente é professora livre-docente e líder do Grupo de Pesquisa Psicologia e Educação Superior na Faculdade de Educação.

Foi coordenadora geral do Espaço de Apoio ao Ensino e à Aprendizagem [EA]² /Pró-reitoria de Graduação da Unicamp na gestão 2017-2021.

Atuou na organização de vários seminários e encontros realizados no Brasil, tendo participado de várias atividades no exterior voltados para a divulgação e a disseminação da teoria social cognitiva.

Considerações sobre um ou mais aspectos da trajetória

Soely Polydoro participou da produção e da avaliação de materiais em formato de textos e vídeos sobre a TSC dirigidos a professores da Educação Básica.

Participou também da organização e da realização do Curso de Especialização – Modalidade Extensão – “Teoria Social Cognitiva no Contexto Educativo”, com foco na intervenção em processos de ensino-aprendizagem e de gestão em contextos educativos.

Em 2008, em parceria com Roberta Azzi e Albert Bandura, organizou a publicação do livro Teoria Social Cognitiva – conceitos básicos, importante obra que contribuiu para a divulgação da TSC no Brasil, sendo composta de oito capítulos, sendo quatro deles escritos pelo próprio Bandura.

Soely estabeleceu parcerias para cooperação internacional, tendo atuado, em 2014, como colaboradora em pesquisa na Universidad Autónoma de Madrid, Espanha.

Em 2012, em parceria com Fernanda Andrade de Freitas, adaptou, para a edição brasileira, o livro Cartas de Gervásio ao seu umbigo: comprometer-se com o estudar na educação superior, de autoria de Pedro Rosário (Universidade do Minho, Portugal), José C. Nunez e Júlio Gonzaléz-Pienda.

Com Pedro Rosário, escreveu o livro Capitanear o Aprender: promoção da autorregulação da aprendizagem no contexto educativo, o qual integra a série “Teoria Social Cognitiva em contexto educativo”.

Em 2023, a convite do Centro de Inovação e Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem da Universidade do Minho, Portugal (IDEA), realizou, em parceria com Adriane Pellissoni (Unicamp), o Seminário Aberto “Melhorar a Experiência dos Estudantes ao Ingressar no Ensino Superior” e o workshop “Integração Acadêmica: a interação entre as características do estudante e o ambiente universitário para o sucesso estudantil”. 

Para conhecer mais

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8105521364580002.

Palestra “Autorregulação da Aprendizagem” – Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). https://www.youtube.com/watch?v=hWXpjuQgO14.

Autorregulação da Aprendizagem e o Programa Cartas do Gervásio ao Seu Umbigo – Universidade Federal de Alfenas-MG: https://www.youtube.com/watch?v=tgTQEYe4GVU.

Conferência de Abertura: I Seminário Internacional de Serviços de Apoio aos Estudantes –Laboratório de Pesquisas sobre Serviços de Apoio aos Estudantes no Ensino Superior (Lapes): https://www.youtube.com/watch?v=09T9l0qF2AM.

Formação docente – Autorregular o aprender em tempos de pandemia. Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre: https://www.youtube.com/watch?v=M9HFCrkRF9A.

Referências

POLYDORO, S. A. J. Promoção da autorregulação da aprendizagem: contribuições da Teoria Social Cognitiva. Porto alegre: Letra1; 2017;

MERCURI, E.; POLYDORO, A. J. Estudante universitário: características e experiências de formação. Taubaté: Cabral Editora e Livraria Universitária; 2003.

BANDURA, A.; AZZI, R. G.; POLYDORO, S. A. J. Teoria Social Cognitiva – conceitos básicos. Porto Alegre: Artmed; 2008.

ROSÁRIO, P.; POLYDORO, S. A. J. Capitanear o Aprender: promoção da autorregulação da aprendizagem no contexto educativo. São Paulo: Casa do Psicólogo; 2014.

ROSÁRIO, P.; NÚÑES, J. C.; GONZALEZ-PIENDA, J. Cartas de Gervásio ao seu umbigo: comprometer-se com o estudar na educação superior. São Paulo: Almedina; 2012.