Rosane

Rosane Cardoso de Araújo

Por Mônica Cajazeira Santana Vasconcelos e Tatiane Wiese Mathias

Dados biográficos

            Rosane Cardoso de Araújo nasceu em 16 de março de 1968 em Passo Fundo (RS). Por conta do trabalho de seu pai, que era promotor de Justiça, a família mudou-se algumas vezes. Ao longo dos anos, morou em Três Passos, Santa Rosa, Getúlio Vargas, Carazinho, Porto Alegre e, atualmente, reside em Curitiba.

Formação educacional

Concluiu o bacharelado em Piano em 1991 na Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap). Realizou o mestrado em Educação (2000-2001) na Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), e o doutorado em Música (2002-2005), na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É pós-doutora pela Università di Bologna (UNIBO), Itália (2011-2012).

Trajetória profissional

Rosane atuou como professora adjunta na EMBAP (1995-2005) e como professora visitante na Università di Bologna (Itália, 2023) com auxílio de bolsa Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)/Print. É professora titular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) desde 2005. Ao longo do tempo, Rosane exerceu funções administrativas como presidente da Associação Brasileira de Cognição e Artes Musicais e da Associação Brasileira de Educação Musical (região Sul). Também atua como bolsista de Produtividade em Pesquisa pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) desde 2013. 

Considerações sobre um ou mais aspectos da trajetória

Em 2009, Rosane criou o Grupo de Pesquisa Processos Formativos e Cognitivos em Educação Musical (PROFCEM), registrado no CNPQ. Ao longo dos anos, foi orientadora de trabalhos de graduação e pós-graduação, muitos deles utilizando a teoria social cognitiva (TSC) como referencial teórico.

Várias pesquisas são apresentadas nos livros por ela organizados e que são uma fonte importante para pesquisadores nacionais e internacionais, como, por exemplo, Estudos sobre emoção e motivação em cognição musical (2015), Educação Musical: criatividade e motivação (2019), Brazilian Research on Creativity Development in Music Interaction (2021) e Pesquisas em Cognição e Educação Musical – Algumas abordagens (2024). Nessas obras, é possível verificar a presença da TSC em diversos capítulos, sendo os construtos autoeficácia e autorregulação os mais citados. Rosane propõe reflexões acerca dos resultados obtidos a partir das pesquisas oriundas de orientação de dissertações e teses:

(a) a verificação de relações entre as crenças de autoeficácia e os processos autorregulatórios na prática musical de estudantes;

(b) a observação da relevância dos processos autorregulatórios para o desenvolvimento da expertise instrumental e de outras habilidades;

(c) o entendimento de que a experiência musical criativa do estudante potencializa o seu senso de competência (autoeficácia) e pode colaborar para a vivência da experiência do fluxo;

(d) as orientações para professores e músicos sobre possibilidades de fortalecimento das crenças de autoeficácia por meio de ações pedagógico-musicais, destacando-se a proposição de atividades criativas de composição, improvisação, apreciação e interpretação musical;

(e) a elaboração ou adaptação de questionários, roteiros de entrevistas e escalas sobre autorregulação e crenças de autoeficácia para músicos e docentes.

Além da sua extensa produção acadêmica, segundo depoimentos de diversos alunos, professores e pesquisadores, observam-se nela simpatia, humanidade e respeito a todos, bem como sua dedicação e seu amor demonstrados na música, na pesquisa e na docência, que, ao longo dos anos, trouxe resultados que podem ser vistos nas suas obras publicadas, em concertos e no legado construído. Sabe-se que ainda muitos frutos virão de uma vida dedicada a essa nobre missão.

Para conhecer mais

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6547336486805388

Publicações e obras de referências

ARAÚJO, R. C. Brazilian research on Creativity Development in Music Interaction. 1. ed. New York: Routledge; 2021. v. 1.

ARAÚJO, R. C. Educação musical: criatividade e motivação. 1. ed. Curitiba: Appris; 2019.

ARAÚJO, R. C. Pesquisas em Cognição e Educação Musical – Algumas abordagens. 1. ed. Curitiba: Appris; 2024. v. 1.

ARAÚJO, R. C.; RAMOS, D. Estudos sobre emoção e motivação em cognição musical. 1. ed. Curitiba: Editora da UFPR; 2015. v. 1.

ARAÚJO, R. C.; FERRONATO, R. S.; VELOSO, F. D. D. Metacognition in musical practices: two studies with beginner and expert Brazilian musicians. Frontiers in Psychology, v. 15, p. 1-8, 2024.

ARAUJO, S. C.; FERRONATO, R. S.; VELOSO, F. D. D. Metacognition in musical practices: two studies with beginner and expert Brazilian musicians. Front. Psychol., v. 15, 2024.

ARAUJO, S. C.; MATHIAS T. W. Flow Experience and Self-Regulation In Musical Practice: An Exploratory/Descriptive Study. International Journal of Arts, Humanities & Social Science, v. 4, n. 2, 2023.

ARAÚJO; R. C.; VELOSO; DIAS, F. D. et al. Pesquisas em Educação Musical com base na TSC desenvolvidas no grupo de pesquisa PROFCEM (UFPR/CNPQ). In: IV Seminário Internacional Teoria Social Cognitiva em Debate, 2021, Bragança Paulista – online. IV Seminário Internacional Teoria Social Cognitiva em Debate; 2021. p. 1-2.

GONÇALVES, A.; ARAUJO, S. C.; TEIXEIRA, R. A. A potential questionnaire for probing students self-efficacy and self-regulation processes in music sight-reading. Arts, Linguistics, Literature and Language Research Journal, v. 3, n. 2, 2023. doi: 10.22533/at.ed.929322310021.

VELOSO, F. D. D.; ARAUJO, S. C. A aprendizagem da performance musical na visão sociocognitiva: aportes da Abordagem Multidimensional da Autorregulação. OPUS, [s.l.], v. 25, n. 3, p. 133-157, set. 2019. doi:http://dx.doi.org/10.20504/opus2019c2507.