Por Cacilda Encarnação Augusto Alvarenga
Dados biográficos
Roberto Tadeu Iaochite nasceu na cidade de Rio Claro, São Paulo, em 29 de novembro de 1969.
Formação educacional
Roberto cursou licenciatura em Educação Física (1991-1994) e mestrado em Ciências da Motricidade (1995-1999) na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), em Rio Claro/SP-Brasil.
O doutorado em Educação foi realizado no Departamento de Psicologia Educacional (2003-2007) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e o seu pós-doutorado, na Universidade São Francisco (USF), na área de Avaliação Psicológica (2018-2020).
Os seus primeiros passos na carreira de pesquisador foram dados ainda durante a graduação, tendo sido bolsista de iniciação científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
O perfil de pesquisador e a consciência de que é preciso aprofundar conhecimentos também a partir da internacionalização e das conexões com pesquisadores de diferentes nacionalidades fez que Roberto ultrapassasse fronteiras. Em 2011, teve início a sua jornada internacional com um estágio de pesquisa na Universidade do Minho, em Portugal. No ano seguinte, foi para a University of Maryland (EUA), para onde retornou dois anos depois. Esteve também na Université de Montreal (Canadá) em 2015; na University of North Carolina –(EUA), em 2017; na Université Claude-Bernard-Lyon-I (França) em 2019; e na University of Illinois (Chicago, EUA) em 2023.
Trajetória profissional
Desde 2010, Roberto é professor no Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus Rio Claro-SP. Antes de ingressar na Unesp, foi docente na Universidade de Taubaté (Unitau) (1998-2010), na Escola Superior de Educação Física de Cruzeiro (ESEFIC) (2001-2010), e na Associação Itaquerense de Ensino (AIRI) (1998-2000).
Roberto lidera, na Unesp, o Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos em Teoria Social Cognitiva e Práticas Educativas (TSCPE), coordenando diversos projetos de pesquisa. Entre os constructos que investiga estão: a autoeficácia docente, a autoeficácia acadêmica, a autoeficácia para a regulação emocional e a autorregulação da aprendizagem.
Considerações sobre um ou mais aspectos da trajetória
Roberto Iaochite foi orientando da professora doutora Roberta Azzi, umas das principais precursoras nos estudos sobre a TSC no Brasil e importante referência na sua trajetória acadêmica e daqueles que com ela tiveram a feliz oportunidade de conviver e aprender.
Além de Roberta Azzi, outro pesquisador também exerceu relevante influência, o professor doutor Daniel Cervone, da University of Illinois. Segundo Roberto,
O Prof. Cervone, orientado pelo Prof. Bandura e influenciado pelo trabalho do Prof. Mischel, pesquisadores eméritos (in memoriam) da Stanford University, tem dado continuidade ao desenvolvimento da TSC a partir dos seus legados, com a proposição do Modelo de Avaliação da Arquitetura da Personalidade (Knowledge and Appraisal of Personality Architecture [KAPA]), o qual avança estrutural, conceitual e metodologicamente a TSC.
Além de ser um professor e pesquisador competente, estudioso de uma teoria relevante para diversas áreas do conhecimento, Roberto é um ser humano muito querido devido ao seu carisma e à maneira gentil com que trata todas as pessoas.
Sua trajetória merece ser conhecida e reconhecida, os seus estudos devem ser divulgados, incentivando, assim, estudantes, profissionais e pesquisadores a, com ele, aprenderem e nele se inspirarem.
Para conhecer mais
Como despertar e manter o interesse dos universitários para estudarem, construírem conhecimentos, desenvolverem o pensamento crítico e criativo? Como equilibrar as atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão em razão da alta demanda cognitiva, física e emocional do exercício docente na universidade pública? Essas são questões propostas por Roberto que contemplam desafios. Ele afirma que a TSC contribui para que sejam respondidas a partir da compreensão das variáveis e dos processos geradores desses desafios, bem como pela adoção de estratégias que contribuem para que se consiga minimizá-los ou superá-los.
Roberto lembra que Bandura descreve a relação entre o acaso e o exercício da agência humana, relatando como essa relação o levou a construir e compreender sua própria teoria. Inspirado em Bandura, Roberto menciona que alguns eventos da sua vida poderiam tê-lo levado para caminhos totalmente diferentes, a depender do exercício (ou não) da sua agência pessoal e da sua própria autoeficácia para agir a partir dos fatos ocorridos. A maneira como ele os interpretou e agiu, com base no conhecimento da TSC, foi preponderante para os objetivos que conquistou na sua vida profissional e pessoal.
Resultados dos estudos científicos do professor doutor Roberto Iaochite podem ser acessados em suas produções acadêmicas citadas na lista de referências.
Referências
IAOCHITE, R. T.; DA MATOS, M. M.; DA COSTA FILHO, R. A.; AZZI, R. G.; MACIEL, A. C. M. Mathematics Self‐Efficacy of Brazilian High School Students: A Mixed‐Methods Approach Study. International Journal of Psychology, v. 60, n. 2, p. 1-8, 2025.
IAOCHITE, R. T.; CERVONE, D.; AZZI, R. G. Understanding the STEM student: Holistic strategies from social cognitive theory and the KAPA model of personality architecture. STEM Education Review, v. 1, p. 1-10, 2023.
IAOCHITE, R. T.; NORONHA, A. P. P.; GUERREIRO-CASANOVA, D. C.; SANTOS, A. A. A.; AZZI, R. G. Autoeficácia para Regulação Emocional e Autoeficácia Social: Busca de Evidências de Validade de Construtos Relacionados. PSICO-USF, v. 27, p. 31-43, 2022.
IAOCHITE, R. T.; COSTA FILHO, R. A. Desenvolvimento da autoeficácia docente durante o estágio supervisionado na formação inicial em educação física. Revista da Educação Fsica/UEM, v. 31, p. 1-12, 2020.
Vídeos de entrevistas:
Fundação Ilumina. Habilidades socioemocionais no distanciamento – Parte 1. 00:42:30. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=vbCHIO5NUF0. Acesso em: 04 jun.2025.
Fundação Ilumina. Habilidades socioemocionais no distanciamento – Parte 2. 01:09:42. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=gbKumTzuLfo. Acesso em: 04 jun.2025.
Informações sobre outras produções científicas
Iaochite, R.T. (2025) Currículo Lattes. Roberto Tadeu Iaochite. Disponível em: http://lattes.cnpq.br/3391637982920868. Acesso em: 05 jun. 2025.