Por Roberto Tadeu Iaochite
Aprendi e aprendo sempre mais a cada leitura que faço de seus textos (Bandura) e a cada vez que ouço algumas das entrevistas que ele deu, que são situações de reiteradas aprendizagens em que, de momento em momento, entendo melhor a teoria social cognitiva e me transformo a partir da compreensão que vou ganhando.
Thank you, Al!
(Roberta Azzi, 2021)
Dados biográficos
Roberta Gurgel Azzi é psicóloga e ocupa uma posição de destaque na divulgação da teoria social cognitiva (TSC) no Brasil. Em 2005, ela se encontrou com Albert Bandura, em Palo Alto (EUA), e, nessa conversa, foi presenteada com artigos impressos do autor que, antes da internet, eram disponibilizados a investigadores interessados nas suas pesquisas. Retornou em 2010 e 2013, porém, em 2014, contemplada com uma bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da Fulbright, teve o privilégio de estar com ele por um período de três meses como pesquisadora visitante.
Formação educacional
Roberta é doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde desenvolveu pesquisas sobre formação de pesquisadores e o papel da universidade na formação docente. É mestra em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (USP), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Obteve o título de livre-docente pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em 2013. Realizou estágios de pós-doutorado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), na PUC-SP e na Universidade do Porto (Portugal) com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Em 2014, estagiou como pesquisadora visitante na Stanford University (EUA) com bolsa da Capes/Fulbright, aprofundando sua ligação com Albert Bandura.
Trajetória profissional
É professora aposentada pela Unicamp e teve atuação destacada na graduação e pós-graduação. Coordenou o Núcleo de Estudos Avançados em Psicologia Cognitiva e Comportamental (NEAPSI), é idealizadora, com Soely Polydoro, do primeiro curso de pós-graduação lato sensu no país em TSC oferecido pela Faculdade de Educação da Unicamp e do “Seminário Internacional Teoria Social Cognitiva em Debate”, em parceria com Soely Polydoro e Roberto Iaochite.
Escreveu e organizou obras centrais na difusão da TSC no Brasil, como Crenças de Eficácia em Contexto Educativo (Azzi; Polydoro, 2006); Teoria Social Cognitiva: Conceitos Básicos (Bandura et al., 2008); Série “Teoria social cognitiva em contexto educativo” – um conjunto de livros introdutórios à teoria social cognitiva (Azzi, 2014); Desengajamento moral: teoria e pesquisa a partir da TSC (Bandura; Azzi; Tognetta, 2015); Teoria Social Cognitiva: Diversos Enfoques (Bandura; Azzi, 2017); Introdução à teoria social cognitiva – edição revisada (Azzi et al., 2021).
Até o momento, publicou mais de 70 artigos em periódicos nacionais e internacionais, 36 livros, além de 60 capítulos de livros, incluindo materiais didáticos sobre autoeficácia, desengajamento moral, aprendizagem autorregulada, crenças docentes, formação de professores e o ensino de Psicologia.
Atua como parecerista nas agências de fomento à pesquisa no país, bem como em periódicos acadêmicos. Mantém parcerias com University of Illinois at Chicago, Universidade do Porto e outras instituições nacionais e internacionais. Orientou estudos de graduação e pós-graduação na Faculdade de Educação da Unicamp.
Considerações sobre um ou mais aspectos da trajetória
Roberta Gurgel Azzi coordenou projetos financiados pelas principais agências de fomento no Brasil, como Fapesp, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Capes e Fundação Itaú Social, com ênfase nos estudos sobre autoeficácia de estudantes e professores, estratégias de ensino e produção de materiais didáticos. Mais recentemente, tem se dedicado a projetos de pesquisa com base no modelo Knowledge-and-Appraisal of Personality Architecture (KAPA) de Daniel Cervone.
Referência no Brasil na introdução, no desenvolvimento de pesquisas e na difusão da TSC, Roberta Azzi tem contribuído para a consolidação do pensamento de Bandura nos campos educacional e da Psicologia nacional, tendo sistematizado conhecimentos de diferentes naturezas, promovido eventos científicos e produzido materiais acessíveis, em especial para formação de professores, estudantes e pesquisadores interessados na teoria social cognitiva. O seu trabalho alia teoria, prática e políticas públicas para transformar contextos educacionais com base em evidências científicas derivadas da TSC.
Para conhecer mais
Teoria Social Cognitiva – History Cience – Universidade de Coimbra (Aveiro): https://www.youtube.com/watch?v=i8_qFqRjhl4.
Referências
BANDURA, A.; AZZI, R. G.; POLYDORO, S. A. J. Teoria Social Cognitiva – conceitos básicos. Porto Alegre: Artmed; 2008.
BANDURA, A.; AZZI, R. G.; TOGNETTA, L. P. (eds.) Desengajamento Moral. Teoria e pesquisa a partir da Teoria Social Cognitiva. Campinas: Mercado das Letras Editora; 2015.
BANDURA, A.; AZZI, R. G. (eds.) Teoria Social Cognitiva: diversos enfoques. Campinas: Mercado das Letras Editora; 2017.
AZZI, R. G. Contribuições da Teoria Social Cognitiva para o enfrentamento de questões do cotidiano: o caso da mídia. Psicol. Am. Lat., México, n. 20, 2010.
AZZI, R. G. Mídias, transformações sociais e contribuições da teoria social cognitiva. Psico, [S. l.], v. 41, n. 2, 2010.

Parte das publicações ligadas à teoria social cognitiva produzida por Roberta G. Azzi.

Roberta Azzi com o professor Bandura – Universidade de Stanford, 2005.
Fonte: https://www.uky.edu/~eushe2/Bandura/banWithRoberta.html