Paula

Paula Luengo

Por Nani Maciel

Dados biográficos

Bernadette Paula Luengo Kanacri nasceu no Chile e atualmente reside em Santiago, onde atua como professora associada na Pontificia Universidad Católica de Chile. É psicóloga de formação e tem se dedicado à pesquisa em Psicologia Educacional e do Desenvolvimento, com foco especial em juventude, comportamento pró-social e cidadania.

Formação educacional

Graduou-se em Psicologia pela Pontificia Universidad Católica de Chile em 1996. Realizou pós-doutorado na Sapienza Università di Roma, onde também atuou como docente e pesquisadora em projetos internacionais voltados a educação e inovação social. Desde 2016, é professora associada na Facultad de Ciencias Sociales de la Pontificia Universidad Católica de Chile.

Trajetória profissional

Paula Luengo tem ampla experiência internacional, tendo atuado como pesquisadora visitante na Arizona State University (EUA), coordenadora de projetos educacionais na Itália e Argentina e consultora em políticas públicas no Chile. É diretora do Programa de Doutorado em Psicologia da Pontificia Universidad Católica de Chile e lidera o projeto ProCiviCo, voltado à promoção da cidadania e convivência escolar. Também integra o Centro de Estudos de Conflito e Coesão Social (COES), onde dirige a Unidade de Evidência, Conexão e Incidência.

Considerações sobre um ou mais aspectos da trajetória

A pesquisadora é referência em estudos sobre comportamento pró-social, participação cidadã, autoeficácia, clima escolar e desenvolvimento socioemocional na adolescência. Atuou como professora visitante em universidades na Italia, Espanha e nos EUA, participando de pesquisas e ministrando disciplinas. Participa de colaborações internacionais com pesquisadores como Nancy Eisenberg, Gian Vittorio Caprara e Guido Alessandri e tem contribuído para a validação de instrumentos psicométricos em diferentes países. Seu trabalho busca transformar práticas educacionais por meio da promoção da pró-sociabilidade, da convivência e da cidadania ativa.

Referências

Luengo Kanacri, B.P., Pastorelli, C., Thartori, E., Lunetti, C,. Di Giunta, L., Bacchini, D., & Lansford, J. E. (2021). Longitudinal Relations among Maternal Self-Efficacy, Maternal Warmth, and Early Adolescents’ Prosocial Behavior. Parent Sci Pract,;21(1):24-46. doi: 10.1080/15295192.2020.1777791.

Luengo Kanacri, B. P., Eisenberg, N., Tramontano, C., Zuffianò, A., et al. (2021). Measuring prosocial behaviors: Psychometric properties and cross-national validation of the prosociality scale in five countries. Frontiers in Psychology, 12, 693174.

Luengo Kanacri, B. P., Eisenberg, N., Thartori, E., Pastorelli, C., et al. (2017). Longitudinal relations among positivity, perceived positive school climate, and prosocial behavior in Colombian adolescents. Child Development, 88(4), 1100–1114.

Caprara, G. V., Luengo Kanacri, B. P., Zuffianò, A., Gerbino, M., & Pastorelli, C. (2015). Why and how to promote adolescents’ prosocial behaviors: Direct, mediated and moderated effects of the CEPIDEA school-based program. Journal of Youth and Adolescence, 44, 2211-2229.

Luengo Kanacri, B. P., Pastorelli, C., Eisenberg, N., Zuffianò, A., & Caprara, G. V. (2013). The development of prosociality from adolescence to early adulthood: The role of effortful control. Journal of Personality, 81(3), 302-312.

Zuffianò, A., Alessandri, G., Gerbino, M., Luengo Kanacri, B. P., et al. (2013). Academic achievement: The unique contribution of self-efficacy beliefs in self-regulated learning beyond intelligence, personality traits, and self-esteem. Learning and Individual Differences, 23, 158-162.

Fontes consultadas

Perfil no Google Scholar – https://scholar.google.com/citations?user=dyvEELIAAAAJ&hl=en.  

ORCID – https://orcid.org/0000-0001-7228-459X

Produção científica na ANID Chile – https://investigadores.anid.cl/es/public_search/researcher?id=21212

Researchgate – https://www.researchgate.net/profile/Bernadette-Paula-Luengo-Kanacri .