Lourdes

Lourdes Maria Bragagnolo Frison

(In Memoriam)

Por Camilla dos Santos Silva e Evely Boruchovitch

Dados Biográficos

Lourdes Maria Bragagnolo Frison nasceu no ano de 1952 na cidade de Veranópolis, Rio Grande do Sul.

Formação educacional

Graduou-se, em 1977, no curso de Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e especializou-se em Orientação Educacional em 1986, na Faculdade Porto Alegrense de Educação Ciências e Letras. Obteve os títulos de mestra (2000) e doutora (2007) em Educação pela PUCRS e pela Universidade de Lisboa (2006) com a tese “Autorregulação da Aprendizagem: atuação do pedagogo em espaços não-escolares”. Cursou seu pós-doutorado na PUCRS e na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Trajetória profissional

Lourdes Maria foi professora associada no Departamento de Fundamentos da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) de 2008 a 2020.

Foi idealizadora e uma das principais organizadoras do I Seminário Internacional de Aprendizagem Autorregulada e Motivação, em 2016, e de sua segunda edição, em 2020. Participou da organização do I Encontro Luso-Brasileiro de Aprendizagem Autorregulada, em 2018, na Faculdade de Educação da Unicamp e da segunda edição realizada na Universidade de Lisboa, Portugal, em 2019.

Considerações sobre um ou mais aspectos da trajetória

Foi orientadora de 12 teses de doutorado, 11 dissertações de mestrado, 65 iniciações científicas, 32 trabalhos de conclusão de curso e supervisora de duas pesquisas de pós-doutorado na área de Autorregulação da Aprendizagem. Desenvolveu diversos projetos de pesquisa em parceria com a professora doutora Evely Boruchovitch (FE/Unicamp) e a professora doutora Ana Margarida da Veiga Simão (Universidade de Lisboa). Além de artigos científicos, da parceria com a professora Evely Boruchovitch surgiu o livro Autorregulação da Aprendizagem – cenários, desafios, perspectivas para o contexto educativo, publicado pela editora Vozes, uma importante contribuição para a literatura da área.

Para conhecer mais

Lourdes Maria Bragagnolo Frison contribuiu expressivamente para a literatura da área de Autorregulação, tendo publicado 54 capítulos de livros, 84 artigos científicos e 21 organizações de obras. Mais informações referentes à sua obra podem ser encontradas em: http://lattes.cnpq.br/3997773314507845.

Ser humano e pesquisadora maravilhosa, seu falecimento súbito e prematuro em 5 de dezembro de 2020 representou uma grande perda ao avanço do conhecimento teórico e empírico nacional acerca da perspectiva da aprendizagem autorregulada. Aqueles que a conheceram foram abençoados e continuam com ela e seus ensinamentos em seus corações.