Por Simone Pedersen
Dados biográficos
Karen R. Harris é norte-americana, psicóloga educacional e educadora especializada que pesquisa o desenvolvimento de estratégias de aprendizagem e autorregulação entre alunos com dificuldades de aprendizagem, como transtorno do déficit de atenção e hiperatividade.
Harris tem interesse em validar abordagens instrucionais para salas de aula heterogêneas. Ela desenvolveu o modelo de desenvolvimento de estratégias autorreguladas (SRSD) para o ensino de estratégias. Sua pesquisa atual concentra-se no aprimoramento contínuo do SRSD, na concepção de novas estratégias de escrita e leitura para atender aos Padrões Estaduais Básicos Comuns (Common Core State Standards), no desenvolvimento profissional baseado na prática em SRSD para educadores gerais e especiais (com foco nos resultados entre professores e alunos) e no uso da tecnologia para aprimorar o ensino de alfabetização.
Formação educacional
A professora Harris tem doutorado em Educação Especial, cuja pesquisa resultou na sua tese “Dificuldades de Aprendizagem: Pesquisa e Estatística e Administração Educacional”, na Auburn University em 1981. Seu mestrado foi na University of Nebraska, em 1978, com o tema Psicologia Educacional: Estatística, Aprendizagem e Desenvolvimento Infantil. Em 1974, obteve o bacharelado em Educação Elementar (Summa Cum Laude), na University of Northern Colorado, concomitantemente com o bacharelado em Educação de Deficientes Acústicos (Summa Cum Laude).
Trajetória profissional
A Dra. Karen R. Harris é professora emérita da ASU Regents e ex-professora Mary Emily Warner de Educação (cátedra que dividiu com Steve Graham) na Divisão de Liderança e Inovação Educacional do Mary Lou Fulton Teachers College da Arizona State University.
Suas experiências como professora particular de crianças no Centro de Chicago durante o ensino médio impactaram significativamente o seu futuro e contribuíram para um compromisso vitalício com a justiça social. Ela trabalha na área da Educação há mais de 40 anos, inicialmente como professora de educação geral em uma cidade mineradora de carvão na Virgínia Ocidental e, posteriormente, como professora de educação especial em Nebraska, para alunos de 13 a 21 anos com dificuldades de aprendizagem, emocionais, comportamentais e/ou cognitivas. Ao longo de sua carreira docente e de pesquisa, a Dra. Harris optou por trabalhar em escolas em áreas de alta pobreza devido ao seu compromisso com a melhoria do ensino e da aprendizagem para todos os alunos. Alcançar uma educação equitativa e de qualidade para todos é um aspecto importante para alcançar a justiça social.
Considerações sobre um ou mais aspectos da trajetória
Ex-editora do Journal of Educational Psychology, Harris é editora sênior do Manual de Psicologia Educacional da American Psychological Association (2012) e, junto com Steve Graham, da série What Works for Special Needs Learners, publicada pela Guilford Press. Ela é coautora ou coeditora de vários livros e numerosos artigos e atuou em conselhos editoriais de periódicos em educação especial, psicologia educacional e educação geral. É membro da American Psychological Association e da American Educational Research Association e presidiu a Divisão de Pesquisa do Conselho para Crianças Excepcionais, além de ser membro oficial ou de comitê da American Educational Research Association e da American Psychological Association. Recebeu vários prêmios, incluindo o Prêmio de Pesquisa de Carreira do Conselho Internacional para Crianças Excepcionais, o Prêmio Samuel A. Kirk da Divisão de Dificuldades de Aprendizagem e o Prêmio de Pesquisador Distinto do Grupo de Interesse em Educação Especial da Associação Americana de Pesquisa Educacional.
Para conhecer mais
Livros
Harris, K. R., Graham, S., & Mason, L. (in press): Educator’s guide to powerful writing. strategies: Self-regulated strategy instruction. Brookes Publishing.
Graham, S., & Harris, K.R. (2005). Writing better: Teaching writing process and self-regulation to students with learning problems. Brookes Publishing.
Harris, K.R., & Graham, S. (1992/96). Making the writing process work: Strategies for composition and self-regulation (2nd ed.). Brookline Books. 1992 (
Harris, K.R., & Graham, S. (1992). Helping young writers master the craft: Strategy instruction and self-regulation in the writing process. Brookline Books.
Steve Graham, K.R. Harris (1997): Whole language and process writing: Does one approach fit all? Issues in Educating Students With Disabilities, p. 239-260.
Vídeos
I’m a writer – https://www.youtube.com/watch?v=CaUL2rhzG6E&t=2s
Reading and Writing to Learn: Bringing It All Together with Self-Regulated Strategy Development Instruction, Grades 1-12. Dr. Karen R. Harris, 2022 Literacy Summit, South Australia Department of Education: What is SRSD Instruction for Writing and Reading for Writing
- https://vimeo.com/dreamengine/review/720501885/ed1c955498
- https://vimeo.com/dreamengine/review/720502027/cac6ebefe0
- https://vimeo.com/dreamengine/review/720503795/7dfe8d6e7a
Self-Regulated Strategy Development Instruction: Built for Teacher Ownership and Differentiation, Australian Catholic University, Institute for Learning Sciences and Teacher Education (2018): https://www.youtube.com/watch?v=Qk7KcY3n_OQ&t=24s
Mary Lou Fulton College para Inovação: Ensino e Aprendizagem: education.asu.edu
Children’s Books: Portrayals of People with Disabilities: Kc.vanderbilt.edu Vita. It names only four books

