Jose Aloyseo

José Aloyseo Bzuneck

Por Nani Maciel

Dados biográficos

José Aloyseo Bzuneck é paranaense nascido na cidade de Lapa.

Formação educacional

Graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, em 1970, realizou mestrado (1975) e doutorado (1980) em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo.

Trajetória profissional

Iniciou sua carreira como professor de Psicologia Educacional em 1971 na Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Londrina, hoje Universidade Estadual de Londrina (UEL), onde desenvolveu toda sua carreira e se aposentou em 2005. Durante esse percurso, assumiu a chefia do Departamento de Psicologia, foi coordenador do Centro de Apoio ao Estudante, diretor do Centro de Educação, Comunicação e Artes, vice-reitor de 1982 a 1986 e um dos idealizadores do Curso de Pós-Graduação em Educação, em 1993.

Hoje atua como professor sênior, continuando a orientar estudantes de pós-graduação, participando de bancas e dando pareceres.

Considerações sobre um ou mais aspectos da trajetória

Embora oriundo de uma perspectiva piagetiana, em 1995 realizou seu primeiro trabalho envolvendo a autoeficácia de professores, sinalizando o início de uma mudança em sua trajetória acadêmica, a qual tem como interesses: motivação e aprendizagem, ensino e motivação, motivação, formação de professores e Psicologia Educacional. Também foi responsável, juntamente com Sueli Rufini Guimarães, pelos estudos de validação da Escala de Autoeficácia Docente de Woolfolk e Hoy (2002), instrumento muito utilizado em estudos nacionais. O conjunto de suas publicações demonstra que a autoeficácia é o construto da teoria social cognitiva do professor Bzuneck .

Foi também editor e membro editorial de diversas revistas acadêmicas, publicou vários capítulos de livros e prefácios, incluindo o prefácio do livro Teoria Social Cognitiva – conceitos básicos, organizado por Albert Bandura, Roberta Gurgel Azzi e Soely Polydoro. Muitos de seus livros foram organizados ou escritos em parceria com a Profa. Evely Boruchovitch, da Unicamp.

Para conhecer mais

A seguir, apresentamos algumas palestras realizadas remotamente pelo professor Bzuneck.

Autoeficácia em contextos – https://www.youtube.com/watch?v=laryvB_4Wew.

Autorregulação da emoção e motivação – https://www.youtube.com/watch?v=ShHbSnWe_ZQ.

Crenças de autoeficácia: impactos na aprendizagem autorregulada – https://www.youtube.com/watch?v=GRoOurslyOM.

Entrevista breve de 3 minutos em um evento de Química em 2019 – https://www.youtube.com/watch?v=51dQ2CskpPE.

Portal do servidor aposentado da Universidade Estadual de Londrina – Ensinando e administrando https://www.uel.br/portaldoaposentado/entrevista/entrevista_42.php.

Escavador – José Aloyseo Bzuneck – https://www.escavador.com/sobre/4938952/jose-aloyseo-bzuneck.

Publicações e obras de referência

BZUNECK, J. A. Crenças de autoeficácia de professores: um fator motivacional crítico na educação inclusiva. Revista Educação Especial, v. 30, n. 59, p. 697-708, 2017.

GOYA, A.; BZUNECK, J. A.; GUIMARÃES, S. E. R. Crenças de eficácia de professores e motivação de adolescentes para aprender física. Psicologia Escolar e Educacional, v. 12, p. 51-67, 2008.

BZUNECK, J. A. A motivação do aluno: aspectos introdutórios. Em BORUCHOVITH, E.; BZUNECK, J. A. (Orgs.). A motivação do aluno: contribuições da psicologia contemporânea. Petrópolis: Vozes. 2009. 9-36.

BZUNECK, J.A. As crenças de autoeficácia e o seu papel na motivação do aluno. Em BORUCHOVITH, E.; BZUNECK, J. A. (Orgs.). A motivação do aluno: contribuições da psicologia contemporânea. Petrópolis: Vozes; 2009. 116-133.

BORUCHOVICH, E.; BZUNECK, J. A.; GUIMARÃES, S. E R. Motivação para aprender. Implicações no contexto educativo. Petrópolis: Vozes; 2010.

BORUCHOVICH, E.; BZUNECK, J. A. Aprendizagem. Processos psicológicos e o contexto social na escola. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes; 2010.

Referências

BZUNECK, J. A. Prefácio. Em BANDURA, A.; AZZI, R. G.; POLYDORO, S. A. J. (Org.) Teoria Social Cognitiva: Conceitos Básicos. 1. ed. Porto Alegre: Artmed; 2008 11-14.

BZUNECK, J. A.; GUIMARÃES, S. E. R. Crenças de eficácia de professores: validação da escala de Woolfolk e Hoy. Psico-USF, v. 8, p. 137-143, 2003.

BZUNECK, J. A. Professoras do Ensino Fundamental e seu senso de Auto-eficácia: um estudo exploratório. In: Anais: 1º Simpósio Científico do Campus de Marília-UNESP. Marília: UNESP, 1995;