Gerald

Gerald C. Davison

Por Roberta Gurgel Azzi

Dados biográficos

Gerald C. Davison nasceu em 1939, em Boston, Massachussetts, EUA.

Formação educacional

Gerald concluiu o bacharelado com honras em Relações Sociais em Harvard, em 1961. Passou um ano com bolsa Fulbright na Alemanha, na Universidade de Freiburg, entre 1961 e 1962.

Seu doutorado em Psicologia Clínica foi obtido na Stanford University, em 1965, tendo sido orientado por Albert Bandura. Após o doutorado, fez sua residência clínica no Palo Alto Veteran Affairs Hospital (1965-1966). Vale um destaque importante sobre sua formação na prática clínica durante o doutorado: trechos extraídos de capítulo publicado em 2022, intitulado “Personal Perspectives on the Development of Behavior Therapy and Cognitive Behavior Therapy”.

Meus anos extremamente agradáveis e estimulantes em Stanford foram imensamente enriquecidos pela visita de Arnold Lazarus, de Johannesberg, África do Sul, durante meu segundo ano, 1963-1964 (p. 19).

Passei de 10 a 15 semanas, de setembro a maio, acompanhando Lazarus (em atendimento a pacientes). É difícil expressar em palavras o quão importante aquele ano foi para o meu desenvolvimento intelectual e profissional (p. 20).

Importante dizer que Lazarus e Davison posteriormente foram coautores em artigos e capítulos.

Trajetória profissional

Gerald Davison é professor de Psicologia e Gerontologia na University of Southern California (USC). Anteriormente, foi professor e chefe do Departamento de Psicologia da USC (1984-1990 e 2001-2006), onde também foi diretor do Programa de Doutorado em Psicologia Clínica (1979-1984). De 1994 a 1996, atuou como reitor interino da Escola de Comunicação Annenberg da USC e, de 2005 a 2006, foi reitor interino da Escola de Arquitetura da USC. De 2007 a 2012, foi reitor da William and Sylvia Kugel, professor de Gerontologia e Psicologia, reitor da Escola Davis de Gerontologia da USC e diretor executivo do Centro Andrus de Gerontologia. Anteriormente, foi professor de Psicologia na Universidade Estadual de Nova York, em Stony Brook (1966 a 1979). De 1969 a 1970, foi professor associado visitante na Stanford University e, de 1975 a 1976, membro especial do National Institute of Mental Health, em Harvard.

Entre suas mais de 150 publicações, o seu livro Clinical Behavior Therapy, coautorado em 1976 com Marvin Goldfried, relançado em formato expandido em 1994, é uma de suas duas publicações reconhecidas pelo Citation Classics – Social Sciences Citation Index. O seu livro-texto Abnormal Psychology, coautorado com Ann Kring, John Neale e Sheri Johnson, está em sua décima terceira edição (2016).

Atuou como presidente da Associação para o Avanço da Terapia Comportamental, entre 1973 e 1974, e recebeu prêmios de reconhecimento, entre eles o Lifetime Achievement Award, da Association for Behavioral and Cognitive Therapies, em 2003, e o Clinical Science Visionary Award, da Society for a Science of Clinical Psychology of the American Psychological Association, em 2020.

Considerações sobre um ou mais aspectos da trajetória

Emely Gersema (2019) assim inicia matéria sobre o professor Davison:

Gerald Davison se opõe a que o chamem de “um dos seis bispos cardeais da terapia comportamental”, como Jad Abumrad, apresentador do podcast Radiolab, o chamou recentemente. No entanto, considerando seus inúmeros prêmios e as inúmeras publicações que o citam, há poucas dúvidas sobre a influência de Davison na ciência e na prática da Psicologia Clínica.

Entre as contribuições de Davison, a mudança de posicionamento no início de sua carreira profissional, tornando-se uma voz potente contra as práticas de terapias de conversão (denominadas “cura gay”), é um importante marco. Para saber mais sobre seu papel nessa mudança de rumo no campo da Psicologia Clínica[1], há um episódio de podcast do Radiolab doRadiolab de 2018, UnErased, no qual falou sobre seu artigo seminal de 1974 ao argumentar contra terapias de reorientação sexual (também conhecidas como conversão) para indivíduos gays. Outro caminho é o Conversion (2022), um documentário biográfico de 1 hora baseado no podcast já citado e que pode ser localizado em vários streamings.

Para encerrar esse perfil, deixo registrado um depoimento pessoal. Por conta de meus esforços para compreender a trajetória de Bandura e o desenvolvimento da teoria social cognitiva, recentemente entrei em contato com o professor Davison, momento em que iniciei meu empenho por conhecer sua trajetória e produção. Não posso deixar de mencionar como tem sido gratificante conhecer sua obra e contribuições para a Psicologia, especialmente como ele, simpática e colaborativamente, está se dispondo a compartilhar informações e vivências de seu percurso.

Para conhecer mais

“Sanity x ABCT: 50th Anniversary of Gerald Davison’s ABCT Presidential”2 de nov. de 2024: nesse episódio do Sanity Podcast, comemoramos o 50o aniversário do discurso presidencial do Dr. Gerald Davison na ABCT, em 1974, sobre os erros da terapia de conversão com o coapresentador Dr. Joel Becker.

Conversion Post-Viewing Discussion with Dr. Silverstein, Dr. Davison, and Director Gregory Caruso– julho de 2022 – Association for Behavioral and Cognitive Therapies – ABCT: https://www.youtube.com/watch?v=JZZaPcGg7YU.

Página institucional da USC sobre o professor Gerald Davison: https://gero.usc.edu/faculty/gerald-c-davison-ph-d/.

Wikipedia: https://en.wikipedia.org/wiki/Gerald_Davison.

Referências

DAVISON, G.C. (2022). Personal Perspectives on the Development of Behavior Therapy and Cognitive Behavior Therapy. In: O’DONOHUE, W., MASUDA, A. (eds) Behavior Therapy. Springer, Cham.

Gersema, E. (2019) How a psychologist’s change of heart prompted a sea change for LGBTQ rights. USCDornsife.


[1] No Brasil, desde 1999, por regulamentação do Conselho Federal de Psicologia, terapias de reversão foram proibidas pela Resolução no 1/99.