Gary

Gary McPherson

Por: Camilla dos Santos Silva
Evely Boruchovitch

Dados biográficos

Gary McPherson nasceu no dia 1 de abril de 1954 na cidade de Parkes, Austrália. Iniciou seus estudos musicais aos 10 anos tocando corneta soprano na banda local da cidade de Parkes. Mais tarde, aos 16 anos, mudou para o trompete.

McPherson é um dos mais proeminentes pesquisadores e educadores musicais contemporâneos. Reconhecido internacionalmente por suas contribuições à Pedagogia Musical e à Psicologia da Música, ele tem dedicado sua carreira a explorar os processos de aprendizagem, prática e desempenho musical, desde os aprendizes até músicos avançados. É reconhecido por introduzir teorias como a aprendizagem autorregulada, a teoria da autodeterminação e a autoeficácia no campo do ensino e aprendizado musical.

Foi o único pesquisador da área de música a publicar em coautoria com Barry J. Zimmerman. Juntos, adaptaram o modelo de Autorregulação da Aprendizagem de Zimmerman e sua abordagem multidimensional para o contexto da educação musical (McPherson & Zimmerman, 2002, 2011). Este artigo foi a principal base para a literatura em autorregulação e música até os dias atuais.

Formação educacional

No ano de 1975, graduou-se em Educação Musical pelo Conservatório de Música de New South Wales. Em 1973 e 1974, recebeu os diplomas de licenciado e especialista em Performance do Trompete pela Trinity College, Londres.

Em 1982, concluiu seu mestrado em Educação Musical na \Indiana University (EUA) com a dissertação “Treinamento auditivo através do desempenho instrumental em grupo” (REFS). Em 1993, recebeu o título de doutor em música pela University of Sydney com a tese “Fatores e habilidades que influenciam o desenvolvimento de competências aurais, visuais e criativas no desempenho musical e suas implicações educacionais”. Além disso, em 2021 recebeu o título de Artium Doctorem Honoris Causa pela faculdade de Artes da University of Lund, Suécia.

Trajetória profissional

Atualmente, Gary McPherson é professor no Melbourne Conservatorium of Music, parte da University of Melbourne, e já ocupou cargos como diretor geral e diretor associado, e desde 2009 detém o título de Ormond Chair of Music.

De 1990 a 2005, atuou como professor associado e pleno na University of New South Wales (Austrália). Foi professor, chefe (2002 a 2005) e professor honorário (2009 a 2013) do Departamento de Artes Criativas do Instituto de Educação de Hong Kong. Entre 2005 e 2009, coordenou e lecionou na pós-graduação em Educação Musical na University of Illinois School of Music (EUA).

Considerações sobre um ou mais aspectos da trajetória

McPherson publicou diversas obras, capítulos de livros, verbetes de enciclopédias, monografias e anais de conferências editados. Os volumes editados ou coeditados/publicados pela Oxford University Press incluem The Child as Musician, The Oxford Handbook of Music Education, Music in our Lives: Rethinking Musical Ability, Identity and Development e The Oxford Handbook of Music Performance. Este último consiste em uma coletânea de dois volumes e conta com a colaboração de oitenta acadêmicos de treze países. Foi o fundador da revista Research Studies in Music Education,em 1993, e segue atuando como editor associado. De acordo com o Google Scholar, é citado mais de 15 mil vezes.[1]

Como trompetista e regente, McPherson colaborou, ao longo de sua carreira, com diversos ensembles de música clássica e contemporânea, incluindo a Orquestra Sinfônica da Austrália Ocidental, a Orquestra Sinfônica de Canberra e a Companhia de Ópera da Austrália. Ele também realizou performances e gravações para a Australian Broadcasting Corporation, além de atuar como jurado em competições em todo o território australiano.

Para conhecer melhor

Google Scholar: http://go.unimelb.edu.au/6mna

Research Gate: https://www.researchgate.net/profile/Gary_Mcpherson2
Academia: https://svbh.academia.edu/GaryMcPherson />

Email: g.mcpherson@unimelb.edu.au

Find an Expert: https://www.findanexpert.unimelb.edu.au/display/person25385

Music Performance Science: http://www.optimalmusicperformance.com

Musical Prodigies: https://global.oup.com/academic/product/musical-prodigies-9780199685851?cc=au&lang=en&

Wikipedia: https://en.wikipedia.org/wiki/Gary_E._McPherson

Referências

McPherson, G. E., Zimmerman, B. J. (2002). Self-regulation of musical learning: A socialcognitive perspective. In Colwell, R., Richardson, C. (Eds.). The new handbook of research on music teaching and learning (pp. 327-347). Oxford University Press.

McPherson, G. E., Zimmerman, B. J. (2011). Self-regulation of musical learning. In Colwell R., Webster P. (Eds.). MENC handbook of research on music learning (pp. 130-175). Oxford University Press


[1] https://scholar.google.com.au/citations?user=ULax-xQAAAAJ&hl=en.