Por: Cleidilene Magalhães
Kátia Xavier
Thaís Amadeu
“Pesquisador não nasce pronto. Constrói-se com tempo, humildade, esforço e abertura ao outro.”
– Evely Boruchovitch (2005)
Dados biográficos
Evely Boruchovitch nasceu na cidade do Rio de Janeiro.
Formação educacional
Graduada em Psicologia (bacharelado e licenciatura em 1983 e 1984, respectivamente) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), realizou o doutorado (1993) em Educação na University of Southern California (USC), EUA. Obteve o título de livre-docente em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em 2006.
Trajetória profissional
Após a graduação em Psicologia na UERJ, com sólida e diversificada formação teórica e prática, apaixonou-se pela Psicanálise, o que direcionou seu interesse a adaptar técnicas psicanalíticas às condições sociais da população brasileira. Em sua trajetória, realizou estágios em diversas áreas da Psicologia, como Psicologia do Trabalho, Psicologia Escolar e Psicologia Clínica, o que ampliou sua visão sobre as possibilidades de atuação na profissão.
Embora tenha iniciado sua atividade profissional em clínica (atuou por quatro anos após a formatura), com orientação psicanalítica voltada para adolescentes e adultos, sua sensibilidade à dimensão coletiva da saúde e da educação a conduziu a uma transição significativa para a Psicologia Educacional. A participação no projeto Educação e Saúde, desenvolvido na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com professores e alunos do ensino fundamental, sob a coordenação da Dra. Virgínia Torres Schall, representou um ponto de inflexão em sua trajetória. A experiência proporcionou-lhe contato direto com o ambiente escolar e consolidou seu interesse pelos processos educativos e pela formação de conceitos em crianças.
Esse envolvimento com a interface entre saúde e educação não apenas ampliou sua visão sobre a prática psicológica, como também se tornou a base de sua tese de doutorado, marcando o início de um compromisso duradouro com a pesquisa aplicada à escola, com foco no desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos alunos. Foi durante o doutorado que ela se interessou pela Psicologia Cognitiva, especialmente pelas teorias da aprendizagem humana e metacognição, que oferecem estratégias para melhorar o rendimento escolar e prevenir dificuldades de aprendizagem.
Em 1995, Evely Boruchovitch ingressou como recém-doutora no Departamento de Psicologia Educacional da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em 1996 foi admitida como docente efetiva e atualmente ocupa o cargo de professora titular.
Escreveu artigos teóricos sobre metacognição e variáveis psicológicas no desempenho escolar, iniciando colaborações com outros pesquisadores, como José Aloyseo Bzuneck e Sueli Edi Rufini Guimarães, com os quais escreveu várias obras com grande contribuição para a Psicologia contemporânea em temáticas, como estratégias de aprendizagem, fatores motivacionais e afetivos, e promoção de uma cultura de aprender a aprender, com ênfase na formação de professores, sua ênfase maior nos últimos anos.
A professora pesquisadora orientou inúmeros estudos e pesquisas e colaborou para a formação de mais de uma centena de pesquisadores, desde a graduação até o pós-doutorado. Ao longo da sua carreira, tem participado de eventos diversos e atua como revisora de periódicos importantes na área. Recebeu vários prêmios e continua a ensinar, orientar pesquisas e ofertar atividades de extensão e formação relevantes para o ensino e a formação de professores, o que se destaca nas suas obras e participações em eventos e entrevistas.
Considerações sobre um ou mais aspectos da trajetória
Podemos enfatizar, na trajetória de Evely, seu compromisso social e comunitário na participação em projetos sociais, suas contribuições para o debate acerca da Psicologia Escolar e Educacional, sob as lentes das temáticas motivação, autorregulação e saúde emocional no contexto escolar e sua influência nas pesquisas voltadas para a formação de professores, com ênfase na promoção da aprendizagem autorregulada.
Para conhecer mais
Para conhecer um pouco mais e ver Evely em diálogo sobre suas temáticas mais caras, apresentamos a seguir entrevistas em vídeo e texto algumas de suas publicações, nas quais será possível saber mais sobre a autora.
Entrevista – A aprendizagem autorregulada – Diálogo Sem Fronteira (2015) – https://www.youtube.com/watch?v=gCYQJiGjrcc.
Entrevista – Mapeando a motivação dos alunos – Jornal da UNICAMP(2009) https://unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/julho2009/ju435_pag09.php#.
BORUCHOVITCH, E. Entrevista com Evely Boruchovitch. Psicologia Escolar Educacional, v. 9, n. 2, p. 317-322, 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-85572005000200015.
Boruchovitch, E. (2014). Autorregulação da aprendizagem: contribuições da psicologia educacional para a formação de professores. Psicologia Escolar e Educacional, 18(3), 401-409. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/HYqxtDHyj84FGcJKzHCCMSQ/.
GANDA, D. R.; BORUCHOVITCH, E. A autorregulação da aprendizagem: principais conceitos e modelos teóricos. Psicologia da Educação, n. 46, p. 71-80, 2018. Disponível em: https://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1414-69752018000100008&script=sci_abstract.
BZUNECK, J. A.; BORUCHOVITCH, E. Motivação e Autorregulação da Motivação no Contexto Educativo. Psicologia Ensino & Formação, São Paulo, v. 7, n. 2, p. 73-84, 2016. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-20612016000200007&lng=pt&nrm=iso>.
CASIRAGHI, B.; BORUCHOVITCH, E.; ALMEIDA, L. S. . Crenças de autoeficácia, estratégias de aprendizagem e o sucesso acadêmico no Ensino Superior. Revista E-psi, v. 9, n. 1, p. 27-38, 2020. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/Busca/Download?codigoArquivo=522763.
BORUCHOVITCH, E. Autorregulação da aprendizagem: Contribuições da Psicologia Educacional a formação de professores. Psicologia Escolar e Educacional, v. 18, p. 401-410, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/HYqxtDHyj84FGcJKzHCCMSQ/