Por: Roraima A. Costa Filho
Dados biográficos
Ellen Usher nasceu em 1974, na cidade de Atlanta, Geórgia. Filha de um piloto de avião e de uma administradora universitária com doutorado em Psicologia Cognitiva, cresceu em um ambiente que valorizava o conhecimento e a educação. Seu irmão, Ph.D. em Design and the Built Environment, atua como construtor de casas. Desde cedo, Usher foi inspirada por educadoras que marcaram sua trajetória. Segundo ela: “Tive duas professoras incríveis no quinto ano – Debbie Reeves e Elizabeth Fogartie – que eram educadoras extremamente habilidosas, pessoas carinhosas e mulheres poderosas. Elas me inspiraram a ser professora e se tornaram minhas amigas e mentoras ao longo da vida. Também preciso creditar duas das diretoras do meu programa de mestrado – as professoras Beth Roberts e Caroline Noyes – por me incentivarem a ingressar no doutorado, ajudando-me a desenvolver minha autoeficácia inicial como pesquisadora” (E. Usher, personal communication, February 12, 2025).
Formação educacional
Com uma sólida formação acadêmica, Usher concluiu o seu doutorado em Estudos Educacionais pela Emory University em 2007, sob orientação do professor Frank Pajares. Antes disso, fez seu mestrado em Ciências e Linguagens para o Ensino Fundamental na Oglethorpe University (2002) e a graduação em Ensino de Línguas Estrangeiras pela University of Georgia (1997).
O seu vínculo com Pajares surgiu após uma recomendação da professora Beth Roberts, que destacou a influência do pesquisador no campo da Psicologia da Educação. O primeiro encontro entre Usher e Pajares foi marcante: uma conversa de quatro horas repleta de entusiasmo intelectual. Esse contato inicial foi decisivo para a escolha do seu orientador e para sua imersão nos estudos sobre crenças e o sistema do self dentro da Teoria Social Cognitiva.
Antes de iniciar o doutorado, Usher conta que, temendo não estar preparada, solicitou a Pajares um teste de suas habilidades. Ele propôs que escrevesse uma revisão sobre a Teoria Social Cognitiva e seus fundamentos, tarefa desafiadora que ela conseguiu realizar com êxito. O seu interesse prévio por memória, cognição e emoção encontrou respaldo na abordagem de Pajares e no seu entusiasmo com os escritos de Bandura sobre o papel das crenças e da autoeficácia na aprendizagem, consolidando sua trajetória na área.
Trajetória profissional
A carreira de Usher reflete um compromisso contínuo com a educação e a pesquisa. O seu primeiro trabalho foi como professora na Warren T. Jackson Elementary School, em Atlanta, onde ensinava francês para crianças do primeiro, terceiro e quinto anos. Segundo Usher, c’était magnifique. A experiência na educação básica marcou sua trajetória e consolidou seu interesse pelos processos de ensino e aprendizagem.
Posteriormente, ingressou no ensino superior, atuando como professora de Psicologia Educacional na University of Kentucky de 2007 a 2022, onde também dirigiu o P20 Motivation & Learning Lab. Desde 2022, ocupa os cargos de diretora científica de Ciências da Educação e professora de Educação Médica no Mayo Clinic College of Medicine and Science. Além dessas posições, lecionou como professora-adjunta na Emory University e na Oglethorpe University, além de ter experiência como professora em diversas escolas públicas da Geórgia.
Considerações sobre um ou mais aspectos da trajetória
As trajetórias acadêmica e profissional de Ellen Usher foram marcadas pelo rigor científico e pela dedicação à formação de novos pesquisadores.
Tive o prazer de conhecê-la durante um estágio de cinco meses em seu laboratório na University of Kentucky em 2016. Durante esse período, ficaram evidentes a sua generosidade intelectual e o compromisso com o aprendizado colaborativo. Além das orientações, aulas e palestras, o entusiasmo de Usher transparece em sua produção acadêmica e em suas colaborações com pesquisadores de diferentes partes do mundo, como Frank Pajares, Anita Woolfolk Hoy, Mimi Bong, Christia Brown, Robert Klassen, Dale Schunk, Tim Urdan, David Morris, entre outros.
Suas principais áreas de pesquisa incluem Psicologia da Aprendizagem e Ensino, Teoria Social Cognitiva, Motivação Humana, Desenvolvimento da Autoeficácia Acadêmica e Profissional e Autorregulação da Aprendizagem e Motivação. Além de sua produção acadêmica, Usher tem se destacado como defensora da equidade de gênero, raça e etnia nos campos educacional e profissional, buscando ampliar as oportunidades para grupos historicamente sub-representados.
Para conhecer mais
Usher, E. L. (2018). Acknowledging the Whiteness of motivation research: Seeking cultural relevance. Educational Psychologist, 53(2), 131-144.
Usher, E. L., Butz, A. R., Chen, X. Y., Ford, C. J., Han, J., Mamaril, N. A., … Piercey, R. R. (2023). Supporting self-efficacy development from primary school to the professions: A guide for educators. Theory Into Practice, 62(3), 266-278.
Livros e capítulos:
Woolfolk, A., & Usher, E. L. (2023). Educational psychology (15th ed.). Pearson.
Usher, E. L. (2024). The roots and fruits of self-efficacy in diverse academic contexts. In G. Hagenauer, R. Lazarides, & H. Järvenoja (Eds.), Motivation and emotion in learning and teaching across educational contexts: Theoretical and methodological perspectives and empirical insights (pp. 69-84). Routledge.
Palestras e entrevistas:
APA Division 15. (2022, March 6). Division 15 Webinar – Remembering Albert Bandura (Featuring Dr. Dale H. Schunk & Dr. Ellen L. Usher) [Video]. Youtube. https://youtu.be/ZXC8wR0zfEc?si=qp6zRqW6462tQWbI.
Referências
Bembenutty, H. (Ed.). (2019, March 4). Lab Spotlight: Dr. Ellen Usher’s P20 Motivation and Learning Lab at The University of Kentucky. SSRL Times Magazine. https://ssrlsig.org/wp-content/uploads/2019/08/aera-ssrl-sig-times-magazine-august-2019-issue.pdf.
Mayo Clinic. (n.d.). Research Faculty: Ellen L. Usher, Ph.D. https://www.mayo.edu/research/faculty/usher-ellen-l-ph-d/bio-20551505.
Woolfolk, A., & Usher, E. L. (2024). Educational psychology: Active learning edition (15th ed.). Pearson.