David Morris

David B. Morris

Dados biográficos

David B. Morris, nascido em Chapel Hill, Carolina do Norte, em 28 de dezembro de 1977, cresceu em um ambiente que valorizava o trabalho com jovens. Desde o primeiro ano da faculdade, demonstrou interesse pela docência e pela pesquisa, influenciado por seus professores universitários, cuja reflexão sobre temas relevantes para a sociedade o inspirou a trilhar esse caminho. No terceiro ano da faculdade, ao trabalhar com crianças pela primeira vez, decidiu se especializar em estudos educacionais. Sua paixão pela Psicologia Educacional se consolidou com as aulas de Gio Valiante, como conta: “Fiz uma disciplina com Gio Valiante, então doutorando de Frank Pajares, que consolidou minha paixão pela Psicologia Educacional. Até hoje, fico entusiasmado ao introduzir estudantes nessa área e me sinto muito sortudo por poder contribuir com ela” (D. Morris, personal communication, March 14, 2025).

Formação educacional

Morris graduou-se em Estudos Educacionais pela Emory University em 2001. O seu interesse pela teoria social cognitiva surgiu na graduação, durante as disciplinas de Psicologia Educacional. “O conceito de autoeficácia, em particular, foi muito significativo, tanto em termos pessoais quanto acadêmicos. A ênfase de Bandura no poder das crenças oferecia uma forma otimista de compreender minha agência e a dos outros”, afirma ele.

Ainda na graduação, conheceu o professor Frank Pajares, que viria a ser seu orientador no doutorado. Concluiu seu mestrado em Middle Grades na mesma instituição em 2002. Incentivado por Pajares, decidiu prosseguir para o doutorado e, mesmo diante das suas inseguranças, encontrou no incentivo de seu orientador um impulso fundamental: “ele [Pajares] me incentivou fortemente a permanecer na minha alma mater e continuar trabalhando com ele. Sempre que minha autoeficácia vacilava, sua confiança em mim era um impulso fundamental”.

Em 2010, obteve seu doutorado em Estudos Educacionais e Psicologia Educacional, também na Emory University, sob a orientação dos professores Frank Pajares, George Engelhard Jr. e Ellen L. Usher. David relata que Pajares “era um professor e pesquisador excepcional, além de um excelente modelo de como era possível exercer ambos os papéis com integridade. Após sua morte, o professor George Engelhard – um excelente metodologista – tornou-se meu orientador no departamento. Para facilitar essa transição, também recebi orientação da professora Ellen Usher, que anteriormente havia sido colega de doutorado sob a supervisão do professor Pajares. Sou muito privilegiado por ter trabalhado tão de perto com dois dos mais prolíficos estudiosos da teoria social cognitiva.”

Trajetória profissional

Ao concluir o doutorado, David Morris iniciou sua carreira acadêmica como professor no Departamento de Estudos Educacionais do St. Mary’s College of Maryland em 2010, onde foi recentemente promovido a professor titular. Seus interesses de pesquisa incluem autoeficácia docente, agência moral e suas implicações para a motivação e o comportamento de professores e alunos.

Considerações sobre um ou mais aspectos da trajetória

David Morris colaborou academicamente com pesquisadores renomados como Ellen Usher, Jason Chen, Gio Valiante e Frank Pajares, no entanto relata uma experiência memorável de seu encontro com Albert Bandura: “Durante meu doutorado, o professor Pajares me convidou para um jantar com Bandura naquela noite. Aceitei imediatamente, mesmo estando no hospital com meu primeiro filho, que havia nascido há poucas horas. Deixei o hospital para encontrar Bandura com a bênção da minha esposa. Ele era tão agradável e atencioso quanto eu imaginava, e a noite foi incrível. Não havia dúvidas de que eu tinha escolhido o melhor pesquisador para fundamentar meu trabalho… e a parceira mais compreensiva que eu poderia ter desejado”.

Pesquisador engajado, Morris valoriza conexões e parcerias, como sua visita à Unesp, no Brasil, em 2015, onde iniciou colaborações acadêmicas duradouras com Roberto Tadeu Iaochite e seu grupo de pesquisa. Seu entusiasmo por ensinar, pesquisar e inspirar é evidente em suas redes e em sua abordagem acessível, sempre aberto a perguntas e concentrado em conteúdo de alta qualidade.

Durante sua visita ao Brasil, em 2015, tive a oportunidade de conhecer o professor Morris. Sua preocupação com a clareza, seu rigor científico e sua habilidade em explorar a teoria social cognitiva foram notáveis. Ex-alunos e colegas o descrevem como um professor comprometido, pesquisador rigoroso e incentivador acadêmico. Atualmente, ele segue como professor associado no St. Mary’s College of Maryland, contribuindo para a pesquisa e a formação de educadores com uma abordagem atenta e motivadora.

Algumas de suas principais publicações encontram-se na lista a seguir

Morris, D. B., Tutwiler, M. S., & Arnett, K. (2025) Leadership in the transition to online instruction: Implications for teachers’ motivation. Cogent Education, 12(1). 2445963.

Morris, D. B.& Chen, J. A. (2023). A social cognitive perspective of educators’ moral agency. Theory Into Practice, 62(3), 306-317.

Morris, D. B.(2022). Fortuity: A tribute to Albert Bandura. TSC em Foco, 14, 32-35. http://https://editoraletra1.com.br/epub/tsc/14/.

Morris, D. B., Usher, E. L., & Chen, J. (2017). Reconceptualizing the sources of teaching self-efficacy: A critical review of emerging literature. Educational Psychology Review, 29, 795-833.

Morris, D. B., & Usher, E. L. (2011). Developing teaching self-efficacy in research institutions: A study of award-winning professors.Contemporary Educational Psychology, 36, 232-245.

Referências

St Marry’s College of Maryland. (n.d.). Inside SMCM. Directory: David B. Morris. https://inside.smcm.edu/directory/david-b-morris.