Por Daniela Guerreiro Casanova
Dados biográficos
Dale Schunk é um dos mais importantes nomes associados à Psicologia Educacional da atualidade. Seu interesse e sua contribuição aos processos de ensino e aprendizagem possivelmente se iniciaram no interior de um lar no qual a família valorizava a educação como um meio promotor de desenvolvimento pessoal. Seu pai, um contador graduado em primeira geração, e sua mãe, que também trabalhava como contadora, sem, no entanto, ter conseguido a formação em nível superior, sempre o incentivaram a estudar e a “trabalhar duro”.
Nascido em 1948, cresceu em Chicago, cidade na qual teve a oportunidade de praticar vários esportes, como beisebol, hóquei, golfe e futebol americano, pelo qual se destacou quando cursava o ensino médio.
Por meio de suas entrevistas, pode-se perceber que Schunk atribui forte valor à família como base estrutural para as pessoas e a aprendizagem em si. Casou-se com a pesquisadora Maria de Benedetto, que também se dedica a investigar aspectos relacionados com psicologia educacional e educação escolar.
Formação educacional
Graduou-se em Psicologia pela University of Illinois, seu mestrado em Educação foi pela Boston University e o doutorado em Psicologia, pela Stanford University, tendo como orientador o professor Albert Bandura.
Trajetória profissional
Dale Schunk atuou como professor de Psicologia Educacional na University of Houston de 1979 a 1985. Transladou-se para The University of North Carolina at Chapel Hill, de 1986 a 1993, e lá continuou a lecionar e investigar sobre Psicologia Educacional. Sua carreira seguiu em desenvolvimento na Faculdade de Educação da UNC, em Grensboro, onde, além da docente e pesquisador, teve a oportunidade de ser diretor.
As suas pesquisas foram desenvolvidas em diversas áreas da Psicologia Educacional, como cognição, aprendizagem autorregulada, crença de autoeficácia acadêmica, feedbacks, motivação e processos de ensino e aprendizagem.
Recebeu vários prêmios que expressam o reconhecimento por suas contribuições à Psicologia Educacional e à Educação, como: prêmio de investigação Albert J. Harris, da Associação Internacional de Leitura (1989), prêmio Early Contributions, da Associação Americana de Psicologia (1982), e Fullbright Distinguished American Scholar Award (1997). Integrou o comitê editorial de diversas revistas acadêmicas, como Contemporary Educational Psychology e Educational Psychology Review. Publicou vários livros, entre os quais se destacam Learning Theories: an educational perspective e Motivation and Self-Regulated Learning (coautoria com Zimmerman), e inúmeros artigos.
Considerações sobre um ou mais aspectos da trajetória
Schunk, por meio de suas entrevistas, demonstra ser grato pelo modo como as pesquisas sobre autoeficácia acadêmica e autorregulação da aprendizagem se multiplicaram ao longo dos anos. Essa gratidão se inicia ao reconhecer a grande influência do professor Albert Bandura como seu mentor teórico e investigativo e, indo além, valorizando o trabalho em parceria realizado com Meece, Zimmerman e Pajares (para citar alguns) como grandes interlocutores de pensamentos e ideias. Expressa a paciência necessária ao fazer científico, cujos frutos nem sempre se colhem rapidamente, mas chegam involucrados nas políticas formativas e/ou de atuação profissional dos professores de educação básica.
Foi um dos primeiros entusiastas das potencialidades de explicações advindas da neurociência para a aprendizagem e o fazer docente, no entanto sempre destacou a necessidade de se atentar aos aspectos sociais e culturais como variáveis importantes a se pensar, planejar e atuar em educação. Para tanto, defende uma melhor integração dos saberes e pesquisas advindos das áreas culturais, sociais e motivacionais, pois, para ele, somente de modo interdependente esses três domínios podem auxiliar a explicação do ensinar e do aprender e, a partir disso, direcionar a otimização das práticas pedagógicas e educacionais.
Sua pesquisa contribuiu para a transformação da Psicologia Educacional e para a prática pedagógica cotidianamente realizada nas unidades escolares, sendo parte do seleto grupo de 2% de pesquisadores mais citados nos últimos anos. É um dos nomes mais impactantes para a conscientização da necessidade de se criarem ambientes de aprendizagens ativos, cultivando a autoeficácia dos estudantes e promovendo a autorregulação da aprendizagem. Além de sua vasta contribuição para o desenvolvimento teórico do campo educacional, é citado como um acadêmico cuja atuação impactou a formação de diversos outros estudantes universitários e a própria academia, sendo exemplo do discurso colocado em prática.
Para conhecer mais
Times Magazine – Schunk is the first scholar who brings self-efficacy to education while blending it with self-regulation: https://ssrlsig.org/2024/02/07/ssrl-times-magazine-january-2024/.
An Interview with Dale Schunk: https://ssrlsig.org/wp-content/uploads/2018/02/sakiz-2008-an-interview-with-dale-schunk.pdf.
Dale Schunk: https://scholar.google.com/citations?user=1qxlJ2oAAAAJ&hl=en.
Schunk, D. H. (2023). Assessing motivation dynamically. In M. Bong, J. Reeve, & S.-i. Kim (Eds.), Motivation Science: Controversies and Insights (pp. 453-458). Oxford University Press. https://doi.org/10.1093/oso/9780197662359.003.0074.
Schunk, D. H. (2008). Learning theories: An educational perspective (5th ed.). Merrill Prentice Hall.
Schunk, D. H., Pintrich, P. R., & Meece, J. L. (2008). Motivation in education: Theory, research, and applications (3rd ed.). Merrill Prentice Hall.
Schunk, D. H., & Zimmerman, B. J. (2008). Motivation and self-regulated learning: Theory, research, and applications. Taylor & Francis.
Schunk, D. H. (2000). Motivation for achievement: Past, present, and future. Issues in Education: Contributions from Educational Psychology, 6, 161-165.
Schunk, D. H. (2000). Coming to terms with motivation constructs. Contemporary Educational Psychology, 25 (116-119).