Barry

Barry Zimmerman

(In memoriam)

Por Camilla dos Santos Silva

Evely Boruchovitch

Dados biográficos 

Barry J. Zimmerman nasceu em 23 de novembro de 1942 na cidade de Sheboygan, Wisconsin, Estados Unidos da América. Faleceu recentemente, em 17 de fevereiro de 2025, após lutar bravamente contra uma longa doença. Filho de um professor e uma enfermeira, Zimmerman declarou que seu pai foi o professor mais influente que ele teve em sua vida (Bembenutty, 2008). Foi observando a maneira como seu pai ensinava as disciplinas de História, Inglês e Música que Zimmerman descobriu sua curiosidade sobre os processos de aprendizagem e como os professores poderiam influenciar a maneira como alunos aprendem conteúdo.

Formação educacional

Zimmerman foi bacharel pela University of Arizona (1965), mestre pela University of New Mexico (1966) e doutor em Psicologia Educacional pela University of Arizona, onde foi professor por muitos anos.

Trajetória profissional

Trabalhou como professor visitante na Stanford University, onde teve a oportunidade de desenvolver pesquisas com Albert Bandura. Zimmerman considerava Bandura um dos seus grandes exemplos na vida acadêmica (Bembenutty, 2008).

Em 1974, juntou-se ao corpo docente da The City University of New York (CUNY), onde ganhou o título de Distinguished Professor.

Em 2011, recebeu, da American Psychology Association (APA), o prêmio Thorndike como reconhecimento de sua carreira na Psicologia Educacional.[1]

Principais contribuições

A partir de seu contato com Albert Bandura e de seu interesse pelo conceito de modelação, Zimmerman aprofundou-se no estudo da teoria social cognitiva e desenvolveu um modelo de autorregulação que incluiu elementos do modelo triádico inicialmente desenvolvido por Bandura. O modelo cíclico de Zimmerman busca compreender os processos envolvidos na aprendizagem autorregulada no momento em que a aprendizagem ocorre, sendo apresentado em três fases: antecipação (forethought), performance/controle volitivo (performance/volitional control) e autorreflexão (self-reflection). Seu objetivo é guiar e monitorar o aprendizado antes (antecipação), durante (performance) e depois da aprendizagem (autorreflexão) (Zimmerman 1998, 2002). O modelo é considerado cíclico, pois os processos envolvidos na fase de autorreflexão, como as autorreações e adaptações, influenciam a fase de antecipação do próximo ciclo de aprendizagem. Os processos autorregulatórios também são organizados em uma abordagem multidimensional da aprendizagem, desenvolvida por Zimmerman e Risemberg (1997).

O desenvolvimento desse modelo teórico, que foi adaptado ao longo do avanço da pesquisa (Zimmerman, 1998, 2002, 2013), apoiou Zimmerman em sua busca por diferentes formas de medir e monitorar a ocorrência dos processos autorregulatórios. Ele desenvolveu, em conjunto com Martinez-Ponz, a Self-Regulated Learning Interview Scale (Zimmerman; Martinez-Pons, 1986), amplamente usada e adaptada aos mais diversos contextos educacionais. Zimmerman também investigou os processos autorregulatórios em outras áreas, como esporte (Kitsantas et al., 2000), saúde (Clark; Zimmerman, 1990) e música (McPherson; Zimmerman, 2011), com inúmeras publicações de artigos, capítulos de livro e organização de obras.

Para além dos números de citações que demonstram a abrangência do seu trabalho (são 165.328 no dia da escrita deste texto),[2] Zimmerman foi um dos responsáveis pela consolidação da teoria e trabalhou incansavelmente para desenvolver maneiras de aplicar o conhecimento teórico em sala de aula. Suas frentes investigativas contribuíram imensamente para o avanço teórico e metodológico, a avaliação da aprendizagem autorregulada e a intervenção nos processos autorregulatórios, nos Estados Unidos e no mundo, inspirando diversos pesquisadores a propagar essa perspectiva teórica. Sua memória será sempre preservada e seu trabalho seguirá vivo por meio dos inúmeros pesquisadores que investigam os processos definidos por sua visão da autorregulação.

Para conhecer mais

Palestra dada na American Educational Research Association (AERA):

Dr. Zimmerman Presentation [Part 1] (Flashback AERA Symposium): https://youtu.be/UjF-7_nTbnY?si=F-4gxfK_eba9Oej4

Dr. Zimmerman Presentation [Part 2] (Flashback AERA Symposium): .https://youtu.be/kuBMdN7o_MM?si=-0KLF8dhksdbHuZS.

Referências

Bembenutty, H. (2008). The Last Word: An Interview With Barry J. Zimmerman: Achieving Self-Fulfilling Cycles of Academic Self-Regulation. Journal of Advanced Academics, 20(1), 174-193. https://doi.org/10.4219/jaa-2008-885

Clark, N. M., Zimmerman, B.J. (1990) A Social cognitive view of self-regulated learning about health, Health Education Research, Volume 5, Issue 3, Pages 371-379, https://doi.org/10.1093/her/5.3.371

Kitsantas, A., Zimmerman, B. J., & Cleary, T. (2000). The role of observation and emulation in the development of athletic self-regulation. Journal of Educational Psychology, 92(4), 811-817. https://doi.org/10.1037/0022-0663.92.4.811

McPherson G. E., Zimmerman B. J. (2011). Self-regulation of musical learning. In Colwell R., Webster P. (Eds.), MENC handbook of research on music learning (pp. 130-175). Oxford University Press. https://doi.org/10.1093/acprof:osobl/9780199754397.003.0004

Zimmerman B. J. (1998). Academic studying and the development of personal skill: A self-regulatory perspective. Educational Psychologist, 33(2-3), 73-86. https://doi.org/10.1080/00461520.1998.9653292

Zimmerman B. J. (2002). Becoming a self-regulated learner: An overview. Theory Into Practice, 41(2), 64-70. https://doi.org/10.1207/s15430421tip4102_2

Zimmerman, B. J. (2013). From Cognitive Modeling to Self-Regulation: A Social Cognitive Career Path. Educational Psychologist, 48(3), 135-147. https://doi.org/10.1080/00461520.2013.794676

Zimmerman B. J., Martinez-Pons M. (1986). Development of a structured interview for assessing student use of self-regulated learning strategies. American Educational Research Journal, 23(4), 614-628. https://doi.org/10.3102/00028312023004614

Zimmerman B. J., Risemberg R. (1997). Self-regulatory dimensions of academic learning and motivation. In Phye G. D. (Ed.), Handbook of Academic Learning (pp. 105-125). Elsevier. https://doi.org/10.1016/B978-012554255-5/50005-3


[1]https://www.gc.cuny.edu/news/barry-zimmerman-wins-thorndike-award.

[2]https://scholar.google.com/citations?user=H1dMwtQAAAAJ&hl=en.