Por Nani Maciel
Dados biográficos
Arvind Singhal nasceu na Índia e reside atualmente nos Estados Unidos, onde atua como professor na University of Texas em El Paso (UTEP). É reconhecido internacionalmente por suas contribuições à comunicação para mudança social, especialmente nas áreas de inovação, saúde pública e justiça social.
Formação educacional
Graduou-se em Engenharia Mecânica pela Delhi University (1983). Posteriormente, obteve dois títulos de mestrado: um em Rádio-Filme-TV pela Bowling Green State University (1985) e outro em Teoria da Comunicação pela University of Southern California (1989), onde também concluiu seu doutorado em Comunicação (1990).
Trajetória profissional
Iniciou sua carreira docente em 1989, na California State University, Los Angeles. Atuou em diversas instituições, como Ohio University, University of Southern California e Chemnitz University of Technology. Desde 2007, é professor titular Endowed Samuel Shirley & Edna Holt Marston e diretor da social Justice Initiative na UTEP. Também é William J. Clinton Distinguished Fellow na Clinton School of Public Service (Arkansas), distinguished professor na Inland Norway University of Applied Sciences e Chancellor’s Honorary Professor na Amity University, Índia.
Considerações sobre um ou mais aspectos da trajetória
Arvind Singhal é referência mundial em temas como difusão de inovações, educação para o entretenimento (entertainment-education), estruturação de interações libertadoras e, especialmente, na abordagem de positive deviance (desvios positivos) – estratégia que identifica soluções inovadoras dentro de comunidades para enfrentar desafios sociais. Singhal utiliza os princípios da teoria social cognitiva (TSC) para desenhar estratégias de comunicação que promovem comportamentos positivos, especialmente em contextos de saúde pública, educação e desenvolvimento comunitário. Sua abordagem enfatiza o poder da mídia e das narrativas para influenciar crenças, atitudes e práticas sociais. Foi coeditor da obra Entertainment-Education and Social Change, que inclui o capítulo de Bandura sobre como a TSC pode ser aplicada à mudança pessoal e social por meio da mídia. Essa colaboração destaca o papel da modelagem social, da autoeficácia e da regulação pessoal como fundamentos para intervenções comunicacionais voltadas à transformação social.
Para conhecer mais
Singhal apresentando Bandura e sua trajetória na série Just Legends:
Palestra sobre Educação e entretenimento – teoria e estratégia, proferida em 2010. (Parte 1)
https://www.youtube.com/watch?v=7EoKLimjOfY&list=PLRpa7cNha4sKk6wHRZ0wxdgmdmnyVJK2H&index=1.
Palestra sobre Educação e entretenimento – teoria e estratégia, proferida em 2010. (Parte 2)
https://www.youtube.com/watch?v=uGnCixD76bc&list=PLRpa7cNha4sKk6wHRZ0wxdgmdmnyVJK2H&index=2.
Referências
Singhal, A., & Durá, L. (2014). Inspiring change and saving lives: The positive deviance way. Health Communication, 29(1), 1.3. https://doi.org/10.1080/10410236.2012.715233.
Singhal, A., & Dura, L. (2009). Positive deviance: A new paradigm for addressing today’s problems today. The Communication Initiative.
Singhal, A., & Greiner, K. (2008). Communication and social change: A citizen perspective. Journal of Development Communication, 19(2), 35-42.
Singhal, A., & Papa, M. J. (2006). Organizing for social change: A dialectic journey of theory and praxis. Sage Publications.
Singhal, A., Cody, M. J., Rogers, E. M., & Sabido, M. (Eds.). (2004). Entertainment-education and social change: History, research, and practice. Routledge.
Singhal, A., Obregon, R., & Rogers, E. M. (2002). Revisiting the entertainment-education strategy in communication for social change. In K. G. Wilkins, T. Tufte, & R. Obregon (Eds.), The handbook of development communication and social change (pp. 121-136). Wiley-Blackwell.
Singhal, A., & Rogers, E. M. (1999). Entertainment-education: A communication strategy for social change. Routledge.
Fontes consultadas
Perfil na UTEP – https://www.utep.edu/liberalarts/communication/people/faculty/faculty-pages/arvind-singhal.html.
Google Scholar – https://scholar.google.com/citations?user=IXfOQpoAAAAJ&hl=en.
Entertainment-Education and Social Change – Routledge https://www.taylorfrancis.com/books/edit/10.4324/9781410609595/entertainment-education-social-change-arvind-singhal-everett-rogers-miguel-sabido-michael-cody.
Capítulo de Bandura sobre Teoria Social Cognitiva – APA PsycNet https://psycnet.apa.org/record/2004-00151-005.