Anita

Anita Woolfolk Hoy

Por Daniela Guerreiro Casanova

Dados biográficos

Anita Woolfolk Hoy é uma renomada psicóloga educacional cuja notável trajetória profissional conta com contribuições significativas para o campo da Psicologia Educacional. Nascida em Fort Worth, Texas, em 6 de outubro de 1947, Anita passou sua infância e juventude entre Fort Worth e Austin. Quando concluiu o ensino médio, foi aceita na University of Wisconsin, na University of Texas e no Texas Tech. Influenciada por seus professores e orientadores do ensino médio, Anita escolheu o Texas Tech, com receio de passar de uma estudante classe A no ensino médio para uma estudante classe C no ensino superior. Segundo suas memórias, Anita teve uma incursão brilhante no Texas Tech, fato que a levou a perceber que a profecia de seus antigos professores e orientadores da escola básica poderia estar equivocada. Após dois anos no Texas Tech, descritos como um período que a ajudou a identificar quem ela não era, Anita se transferiu para a University of Texas, onde encontrou seu lar acadêmico. Ao finalizar o bacharelado em Psicologia, ingressou diretamente no programa de mestrado, o qual não concluiu, pois conseguiu uma bolsa para o doutorado direto nessa mesma universidade.

Atualmente é casada com o pesquisador Wayne Hoy, que também se dedica a investigar aspectos relacionados com a educação escolar. Anita tem três filhos: um engenheiro, uma professora e uma artista plástica.

Formação educacional

Graduou-se em Psicologia pela University of Texas, em Austin, em 1969, com especialização secundária em Química. Obteve doutorado em Psicologia Educacional pela mesma universidade em 1972.

Trajetória profissional

Inicialmente, atuou na Escola de Pós-graduação em Educação da Rutgers University, de 1973 a 1994. Lá, teve oportunidade de ser dirigente do Departamento de Psicologia Educacional. A seguir, construiu sua carreira na The Ohio State University, onde lecionou Psicologia Educacional de 1994 a 2012, tornando-se professora emérita. Suas pesquisas foram desenvolvidas em diversas áreas da Psicologia Educacional, como cognição de professores, crença de autoeficácia dos professores, percepções dos alunos sobre os professores, crenças dos professores, motivação dos alunos e aplicação da Psicologia Educacional ao ensino. 

Em 2013, foi incluída no College of Education and Human Ecology Alumni Hall of Fame. É autora de livros influentes na área da Psicologia Educacional, sendo o Educational Psychology o mais conhecido, com diversas edições. Também foi editora do periódico Theory Into Practice entre 1999 e 2012.

Considerações sobre um ou mais aspectos da trajetória

Anita Woolfolk Hoy é amplamente reconhecida por suas contribuições para a compreensão dos processos de ensino e aprendizagem, no entanto pouco se destaca o papel fundamental que Anita exerceu como uma pesquisadora mulher em uma época em que a academia ainda era majoritariamente ocupada por homens. Em suas memórias, Anita relata uma incômoda situação que vivenciou junto a seu orientador de doutorado, o qual disse que era “uma lástima ela estar gastando todo aquele tempo para fazer um doutorado, com uma bolsa de pesquisa, se ela iria apenas casar e ter filhos”. Anita nunca esqueceu essas palavras, mesmo sabendo que isso não seria verdade. Ela acredita que essas palavras a ajudaram a se manter firme em seus propósitos de carreira e pessoais, os quais incluíram dois casamentos e três filhos.

Com apenas 27 anos e uma filha ainda bebê, Anita escreveu a primeira edição do livro Psicologia Educacional após ter sido “instigada” pelo representante de uma editora. Esse livro continua sendo publicado, após várias edições, tendo sido traduzido para diversos países, inclusive o Brasil. Professora Anita relata que adora escrever e acredita que a escrita é uma forma de conectá-la a milhares de estudantes que ela nunca teria a oportunidade de conhecer.

Bandura, com a Teoria Social Cognitiva, também impactou as investigações realizadas pela professora Anita. O construto autoeficácia docente, estudado desde meados dos anos 1970, passou a ser uma variável de interesse de Anita a partir dos finais da década de 1980. Com Wayne Hoy (seu segundo marido), Anita estudou a autoeficácia docente e as influências do clima escolar e do coletivo docente nas percepções de confiança dos professores. Insatisfeita com a escala utilizada para se identificar a percepção de autoeficácia docente, com Tschannen-Moran e Hoy, desenvolveu a escala de autoeficácia docente que tem sido mais utilizada nas inúmeras pesquisas sobre esse construto, traduzida e adaptada para diversos idiomas, inclusiva para o português (Casanova e Azzi, 2015, por exemplo).

Enfim, seus trabalhos têm influenciado educadores e pesquisadores em todo o mundo. Ela se dedica a melhorar a qualidade da educação, fornecendo informações e ferramentas valiosas para professores e outros profissionais da área. Com uma carreira dedicada a pesquisa, ensino e escrita, suas contribuições têm sido fundamentais para o avanço do conhecimento e da prática na área da educação escolar.

Para conhecer mais

Site oficial: https://anitawoolfolkhoy.com/

História sobre a sua carreira na Universidade de Ohio: Anita Woolfolk Hoy Career History at The Ohio State University

Alguns artigos publicados: https://journals.sagepub.com/action/doSearch?AllField=anita+woolfolk+hoy+

Principais livros

Woolfolk, A., & Usher, E. (2024). Educational psychology: Active learning edition (15th ed.). Pearson

Woolfolk, A., & Usher, E. (2023).  Educational psychology (15th ed.). Pearson.

Woolfolk Hoy, A., & Hoy, W. K. (2020). Instructional leadership: A research-based guide to learning in schools (5th ed.). Pearson.

Woolfolk, A. (2020).  Educational psychology: Active learning edition (14th ed.). Pearson.

Woolfolk, A. (2019). Educational psychology (14th ed.). Pearson.

Woolfolk, A. (2000). Psicologia da Educação (7a ed.). Editora Artes Médicas Sul.

Artigos mais recentes

Woolfolk Hoy, A. (2019). Academic optimism and a touch of wisdom. Education Review, 26. https://doi.org/10.14507/er.v26.2751

Summers, J. J., Davis, H. A., & Woolfolk Hoy, A. (2017). The effects of teachers’ efficacy beliefs on students’ perceptions of teacher relationship quality. Learning and Individual Differences, 53, 17-25.

Keller, M. M., Woolfolk Hoy, A., Goetz, T., & Frenzel, A. C. (2016). Teacher enthusiasm: Reviewing and redefining a complex concept. Educational Psychology Review, 28, 743-769.