Por Soely A. J. Polydoro
Dados biográficos
A professora Anita Liberanesso Neri nasceu na cidade de Salto e atualmente reside em Campinas. É casada, mãe de três filhos e avó de três netos. Sua família é seu maior alicerce. Aprendeu a ler e a tocar piano muito cedo.
Formação educacional
Formou-se professora pela Escola Normal e licenciou-se em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Nossa Senhora do Patrocínio, em 1967. Conquistou os títulos de mestra (1972) e de doutora (1975) em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP). Na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), obteve o título de professora livre-docente em 1988 e de professora titular em 1995, ambos pela Faculdade de Educação. Sua formação também inclui o curso de Psicologia, iniciado nos anos de 1979 e 1980 na Universidade São Marcos e retomado para sua conclusão em 2002, na Universidade de Mogi das Cruzes.
Nesse percurso acadêmico, a professora Anita teve oportunidade de entrar em contato de forma sistemática com a teoria social cognitiva (TSC) durante seu mestrado, quando teve acesso a textos de Bandura por meio de uma disciplina ministrada pelo professor Samuel Pfromm. Altamente motivada, a Anita decidiu replicar o experimento do boneco joão-bobo, trabalho que marcou seu investimento na teoria.
Trajetória profissional
Anita Liberanesso iniciou sua carreira docente em 1968 na Escola Normal. Em 1970, ingressou como docente no Ensino Superior, atuando simultaneamente em diferentes cidades do estado de São Paulo. Entre 1971 e 1986, concentrou suas atividades na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Vinculou–se à Faculdade de Educação da Unicamp em 1985, onde permaneceu até sua aposentadoria, em 2016. Destaca-se, nessa trajetória, sua liderança na implantação do Programa de Pós-graduação em Gerontologia da Unicamp, o primeiro do Brasil, criado em 1997. A professora coordenou o programa até 2006, contribuindo de forma decisiva para sua consolidação.
Após a aposentadoria, manteve participação ativa como professora colaboradora do Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria e como docente permanente do Programa de Pós-graduação em Gerontologia da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, tendo como campos de atuação a Gerontologia e a Psicologia do Envelhecimento.
Ao longo de uma jornada acadêmica notável, a professora Anita é amplamente reconhecida pela sua atuação em associações científicas nacionais e internacionais, sendo agraciada com inúmeros prêmios e homenagens. Em 2015, foi a pesquisadora homenageada na primeira edição do Seminário Internacional Teoria Social Cognitiva em Debate, realizado na Faculdade de Educação da Unicamp, em reconhecimento à sua contribuição para a pesquisa e a divulgação da TSC (Foto 1).
Além do seu pioneirismo na difusão da teoria de Albert Bandura no Brasil, a professora Anita também foi responsável por introduzir, em 1995, o paradigma life-span nas áreas de Psicologia e Gerontologia em contexto nacional. Nessa linha de investigação, coordenou importantes e amplos projetos de pesquisa, como: Estudo Fibra (Fragilidade em Idosos Brasileiros); Projeto Cidade Amiga do Idoso em Jaguariúna; ELSI Brasil (Estudo Longitudinal de Saúde do Idoso); e Estudo Fibra 80+.
Considerações sobre um ou mais aspectos da trajetória
O seu contato inicial com a TSC teve um significativo impulso mediante a convivência com o pesquisador norte-americano Steve Robert Rapp, quando ambos estavam na PUC-Campinas por ocasião da implantação do Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica. Steve havia trazido consigo o livro Aggression: A Social Learning Analysis (Bandura, 1973) e, antes que ele retornasse aos EUA, a professora Anita adquiriu a publicação, o que possibilitou que a obra permanecesse no Brasil e fosse fonte direta de consulta às ideias de Bandura. Dessa forma, em 1976, o livro já fazia parte dos seus estudos e docência. A partir desses marcos, a professora Anita tornou-se importante percursora e referência da TSC no Brasil, introduzindo sistematicamente os fundamentos da teoria em disciplinas de graduação e pós-graduação. Ela traduziu diversos textos do autor, contribuindo de forma decisiva para a disseminação da TSC no contexto acadêmico nacional.
Embora já tivesse participado de diversos congressos internacionais que contavam com a presença de Bandura, foi apenas em julho de 2004, durante um evento promovido pela Sociedade Max Planck, em Berlim, que a professora Anita teve a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente (Foto 2). O congresso foi organizado em homenagem à aposentadoria do psicólogo alemão Paul B. Baltes, e Bandura foi convidado para proferir a conferência de abertura. Segundo o relato da professora Anita, “Bandura discorreu sobre suas preocupações com o bem-estar das sociedades e com a paz mundial, à luz de seus conceitos de moralidade e de eficácia coletiva, dando o tom humanista para as apresentações que se sucederam” (Neri, 2006, p. 28).
Para conhecer mais
Lattes iD: http://lattes.cnpq.br/2210236741252357.
Portal Docentes e Pesquisadores da Unicamp: https://portal.dados.unicamp.br/perfil?origem=&docente=310497&sigla_unidade=FCM&nome_unidade=FACULDADE%20DE%20CIENCIAS%20MEDICAS&nome_programa=.
Biblioteca Virtual da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp): https://bv.fapesp.br/pt/pesquisador/5827/anita-liberalesso-neri/
Referências
Bandura, A.Aggression: A social learning analysis. New Jersey: Prentice-Hall; 1973.
Neri, A. L. O legado de Paul B. Baltes à Psicologia do Desenvolvimento e do Envelhecimento. Temas em Psicologia, v. 14, n. 1, p. 17-34, 2006.
Algumas produções na TSC
FONTES, A. P.; NERI, A. L.; YASSUDA, M. S. Enfrentamento de estresse no trabalho: relações entre idade, experiência, autoeficácia e agência. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 30, p. 620-633, 2010.
FORTES-BURGOS, A. C. G.; NERI, A. L.; CUPERTINO, A. P. F. B. Eventos estressantes, estratégias de enfrentamento, autoeficácia e sintomas depressivos entre idosos residentes na comunidade. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 21, p. 74-82, 2008.
YASSUDA, M. S.; LASCA, V. B.; NERI, A. L. Meta-memória e autoeficácia: um estudo de validação de instrumentos de pesquisa sobre memória e envelhecimento. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 18, p. 78-90, 2005.
NERI, A. L.; FALSARELLA, G. R.; COIMBRA, A. M. V. et al. Quedas, senso de autoeficácia para quedas e fragilidade. In: NERI, Anita Liberalesso (org). Fragilidade e qualidade de vida na velhice. Campinas (SP): Ed. Alínea; 2012. 153-69.
NERI, A. L. Crenças de autoeficácia e envelhecimento bem-sucedido. In: FREITAS, E. V.; PY, L.; DOLL, J.; et al. (orgs.). Tratado de Geriatria e Gerontologia. 2. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2006. v. 1, p. 1267-1276.NERI, Anita. L.. O senso de autoeficácia como mediador do envelhecimento bem-sucedido no âmbito da cognição, das competências de vida diária e do autocuidado à saúde. In: AZZI, R. G.; POLYDORO, S. A. J. (orgs.). Autoeficácia em diferentes contextos. 1. ed.Campinas: Alinea; 2006. v., p. 59-86.

Foto 1 –I Seminário Internacional Teoria Social Cognitiva em Debate – Campinas – Unicamp-2015

Encontro da professora Anita com Bandura – Berlim, Julho/2004