Anastasia

Anastasia Kitsantas

Por Elias Lima Jr

Dados biográficos

Anastasia Kitsantas é uma renomada psicóloga educacional, Ph.D pelo The Graduate Center of City University of New York e, amplamente reconhecida por suas pesquisas sobre autorregulação da aprendizagem e motivação acadêmica.

Formação educacional

Kitsantas obteve seu doutorado em Psicologia Educacional pela Universidade de Emory, onde teve a oportunidade de trabalhar com teóricos de grande influência, incluindo Barry J. Zimmerman, cujas pesquisas sobre autorregulação da aprendizagem foram fundamentais para o desenvolvimento de sua própria abordagem científica. Ao longo de sua formação, participou de colaborações interdisciplinares e realizou estágios em instituições de prestígio, aprofundando sua compreensão sobre os processos de aprendizagem autorregulada em diversos contextos educacionais.

Trajetória profissional

Kitsantas atuou como professora e pesquisadora em diversas universidades de renome, como a George Mason University, onde também foi diretora do Programa de Doutorado em Educação e da Divisão de Psicologia Educacional, Métodos de Pesquisa e Política Educacional. Ela coordenou o Programa de Psicologia Educacional por 12 anos e lecionou em instituições como a James Madison University e a Florida State University.

Principais contribuições

Uma das principais contribuições de Kitsantas para a Psicologia Educacional foi a integração da Teoria Social Cognitiva ao estudo da autorregulação da aprendizagem. Em parceria com Zimmerman, ela demonstrou como os estudantes desenvolvem habilidades de autorregulação por meio da observação e da modelação social, enfatizando o papel da autoeficácia e da reflexão metacognitiva nesse processo. Suas pesquisas também exploraram o impacto do ambiente educacional e do suporte social no sucesso acadêmico dos estudantes, destacando a necessidade de promover estratégias eficazes de autorregulação na prática pedagógica.

Kitsantas publicou mais de 150 artigos, capítulos de livros e relatórios, muitos dos quais focados no processo de autorregulação. Suas publicações evidenciaram-se em diversos campos, como Psicologia Educacional, Educação de Professores, Tecnologias de Aprendizagem, Psicologia da Saúde e Psicologia do Esporte. Ela também é autora ou coautora de três livros, incluindo Learning to Learn with Integrative Learning Technologies (ILT): A Practical Guide for Academic Success e Essentials of Research Methods for Educators.

Kitsantas recebeu diversos prêmios ao longo de sua carreira, incluindo o Outstanding Dissertation Award, da Divisão 15 da American Psychological Association (APA), em 1997, e o Barry J. Zimmerman Award por contribuições excepcionais para os campos de estudo e pesquisa de aprendizagem autorregulada, em 2019. Em 2024, foi agraciada com o Doutorado Honoris Causa da Universidade de Ioannina, Grécia.

Atualmente, Kitsantas é a pesquisadora em dois projetos financiados pelo Departamento de Educação dos EUA e pela National Science Foundation, os quais tratam do desenvolvimento de habilidades de autorregulação em áreas de alfabetização entre alunos em idade escolar e seus professores.

Considerações sobre um ou mais aspectos da trajetória

A trajetória de Anastasia Kitsantas reflete um compromisso contínuo com a pesquisa e a inovação na Psicologia Educacional. Sua abordagem interdisciplinar e sua habilidade de integrar teoria e prática a tornam uma referência essencial para estudiosos e educadores interessados em promover a aprendizagem autorregulada e a motivação acadêmica. Seu trabalho continua a influenciar a forma como a Psicologia Educacional é aplicada no desenvolvimento de estratégias pedagógicas e na construção de ambientes de aprendizagem mais efetivos.

Para conhecer mais

Informações adicionais sobre Anastasia Kitsantas e suas pesquisas podem ser encontradas em diversas publicações acadêmicas e plataformas digitais. Algumas referências essenciais incluem as listadas a seguir.

Kitsantas, A., & Zimmerman, B. J. (2002). Comparing self-regulatory processes among novice, non-expert, and expert volleyball players: A microanalytic study. Journal of Applied Sport Psychology, 14(2), 91-105.

Kitsantas, A., Winsler, A., & Huie, F. (2008). Self-regulation and ability predictors of academic success during college: A predictive validity study. Journal of Advanced Academics, 20(1), 42-68. https://doi.org/10.4219/jaa-2008-867

Kitsantas, A., & Dabbagh, N. (2010). Learning to learn with integrative learning technologies (ILT): A practical guide for academic success. Information Age Publishing. https://www.infoagepub.com/products/Learning-to-Learn-with-Integrative-Learning-Technologies

Kitsantas, A. (2002). Test preparation and performance: A self-regulatory analysis. The Journal of Experimental Education, 70(2), 101-113. https://doi.org/10.1080/00220970209599504

Kitsantas, A., & Baylor, A. L. (2001). The impact of the instructional context on self-regulated learning: A social cognitive perspective. Educational Psychology Review, 13(2), 135-153. https://doi.org/10.1023/A:1009062521651

Kitsantas, A., Hiller, S., DiBenedetto, M. K., & Cleary, TJ. J. (2024) Essentials of Research Methods for Educators. SAGE Publications.