Ana Margarida

Ana Margarida Veiga Simão

Por Nani Maciel

Dados biográficos

Ana Margarida Veiga Simão nasceu em Lisboa, Portugal, onde reside e atua profissionalmente. É professora catedrática na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa (FPUL) e sua carreira é dedicada à Psicologia da Educação e à formação de professores.

Formação educacional

Concluiu a licenciatura em Psicologia pela Universidade de Lisboa em 1984. Obteve o mestrado em Psicologia da Educação em 1993 e o doutorado em Ciências da Educação, com especialização em Desenvolvimento Curricular e Avaliação, em 2001, também pela Universidade de Lisboa. Em 2011, recebeu o título de agregação em Psicologia da Educação.

Trajetória profissional

Desde 1988 atua como docente universitária, tendo ocupado cargos como professora auxiliar, associada e, desde 2017, professora catedrática. Foi vice-presidente do Conselho Científico e do Conselho de Escola da FPUL, coordenadora do Mestrado em Psicologia da Educação e da Orientação e da pós-graduação Promoção de Escolas Saudáveis. Atualmente, coordena o Programa Interuniversitário de Doutoramento em Psicologia da Educação (Universidade de Lisboa e Universidade de Coimbra) e lidera o grupo de pesquisa Psicologia da Educação e da Orientação (PEO) no Centro de Investigação em Ciência Psicológica (CICPSI).

Considerações sobre um ou mais aspectos da trajetória

Ana Margarida é referência internacional nas áreas de autorregulação da aprendizagem, formação docente, violência escolar e cyberbullying. Suas pesquisas abordam desde estratégias de aprendizagem até o desenvolvimento de competências socioemocionais e profissionais. Participa de projetos colaborativos com instituições brasileiras, como a Universidade Federal de Pelotas, e internacionais, como o projeto europeu Te@ch4SocialGood.

Entre suas contribuições estão estudos sobre empatia, autoeficácia, aprendizagem colaborativa e metodologias de ensino no ensino superior. É autora de instrumentos e intervenções voltadas à promoção da aprendizagem autorregulada e ao bem-estar escolar.

Para conhecer mais

Entrevista sobre autorregulação da aprendizagem conduzida por Evely Boruchovitch: https://www.youtube.com/watch?v=2AKetUdsbwo.

Referências

Simão, A. M. V.; & Ferreira, P. (2024). Formar para regular as emoções em cyberbullying: um estudo com professores. In: Anais do III Seminário Internacional Aprendizagem Autorregulada e Motivação e do III seminário Luso-Brasileiro de Autorregulação da Aprendizagem, 2024, Campinas. Anais eletrônicos…, Galoá, 2024. Disponível em: <https://proceedings.science/siaam/siaam-2024/trabalhos/formar-para-regular-as-emocoes-em-cyberbullying-um-estudo-com-professores?lang=pt-br>. Acesso em: 04 jul. 2025.

Mateus Francisco, S., Costa Ferreira, P., Veiga Simão, A. M., & Salgado Pereira, N. (2024). Moral disengagement and empathy in cyberbullying: how they are related in reflection activities about a serious game. BMC Psychology12(1), 168.

Santana-Monagas, E., da Costa Ferreira, P., Simao, A. M. V., & Núñez, J. L. (2024). How (the) motivating teaching styles shape message framing outcomes on students’ self-efficacy, emotions, and grades. Learning and Individual Differences110, 102420.

Costa Ferreira, P., Veiga Simão, A. M., Stilwell, D., Lopes, S. L., Trindade, F., Pereira, N., & Francisco, S. (2024). Moral Disengagement in Cyberbullying Through Serious Games in Neurodiverse Children. In Integrated Science (pp. 255-272). (Integrated Science; Vol. 33). Springer Nature. https://doi.org/10.1007/978-3-031-76414-1_12.

Pereira, N. S., Ferreira, P. D. C., Veiga Simão, A. M., Cardoso, A., Barros, A., Marques-Pinto, A., … Carvalhal, S. (2022). “It is Typical of Teenagers”: When Teachers Morally Disengage from Cyberbullying. The Spanish Journal of Psychology25, e30. doi:10.1017/SJP.2022.27.

Francisco, S. M., da Costa Ferreira, P., Veiga Simão, A. M., & Pereira, N. S. (2023). Measuring empathy online and moral disengagement in cyberbullying. Frontiers in Psychology14, 1061482.

Veiga Simão, A. M, Frison, L. M. B. (2020). Projeto CriaTivo: autorregulação na escrita em forma de aventura. In: Anais do II Seminário Internacional Aprendizagem Autorregulada e Motivação, 2020, Campinas. Anais eletrônicos…, Galoá, 2020. Disponível em: https://proceedings.science/siaam-2020/trabalhos/projeto-criativo-autorregulacao-na-escrita-em-forma-de-aventura?lang=pt-br. Acesso em: 04 Jul. 2025.

Fontes consultadas

Perfil na Faculdade de Psicologia da Ulisboa – https://www.psicologia.ulisboa.pt/wp-content/uploads/2017/12/VeigSimCV-.pdf

Google Scholar – https://scholar.google.com/citations?user=OO1GjFQAAAAJ

Ciência Vitae – https://www.cienciavitae.pt/3816-04FD-C6E5.  

Research Portal Ulisboa – https://researchportal.ulisboa.pt/en/persons/ana-margarida-vieira-da-veiga-sim%C3%A3o.