(In memorian)
Por Roberta Gurgel Azzi
Dados biográficos
Albert Bandura era canadense de nascimento, filho de imigrantes da Polônia e Ucrânia. A família, os pais, cinco filhas e Bandura viviam da vida agrícola em pequeno vilarejo do estado de Alberta, Canadá. Nascido em 4/12/1925, veio a falecer, aos 95 anos, em 26/7/2021, nos EUA, país em que se naturalizou em 1956.
Formação educacional
Até o ensino médio, estudou em única escola, no vilarejo de Mundare, onde a família residia, no estado de Alberta no Canadá. Cursou Psicologia na University of British Columbia, Canadá, tendo concluído o curso em 1949. Interessado em continuar os estudos em nível de pós-graduação e aconselhado por um de seus professores, foi para a Universidade de Iowa, nos EUA, onde recebeu os títulos de M.A., em 1951, e Ph.D. em 1952.
Trajetória profissional
Bandura ingressou como professor instrutor na Stanford University em 1953. Apesar de ter recebido inúmeros convites para deixar Stanford, permaneceu na universidade até seu falecimento, em 2021. Ao longo de sua permanência em Stanford, exerceu funções administrativas de chefia de departamento. Era Professor Emérito David Starr Jordan na Escola de Humanidades e Ciências.
No website Albert Bandura, há informação do recebimento de 22 prêmios de reconhecimento acadêmico-científico e 19 títulos honoríficos de universidades. Seus primeiros prêmios datam de 1980, e o primeiro grau honorífico foi-lhe dado em 1979 pela University of British Columbia, onde cursou a graduação em Psicologia. A lista dos títulos honoríficos que recebeu revela reconhecimento internacional, pois, para além do Canadá e dos EUA (respectivamente seu país de nascimento e graduação em Psicologia), recebeu títulos da Alemanha, Espanha, Grécia, Guatemala, Holanda e Itália.
Considerações sobre um ou mais aspectos da trajetória
Há muito o que se comentar sobre a trajetória e a contribuição de Bandura, mas dois assuntos serão aqui destacados: o impacto da publicação de um artigo publicado em 1961 e a colaboração de Bandura para que seu pensamento circulasse em língua portuguesa. Em entrevista a Evans (Evans, 1979), Bandura mencionou que, em Iowa, ficou marcado pela experimentação e que estava interessado em contribuir para uma prática clínica com maior embasamento empírico. Sua resposta parece estar ligada ao movimento que o levou a escrever e publicar o artigo “Psychotherapy as a Learning Process” (Bandura, 1961) na busca por novas técnicas e abordagens teóricas em ambientes clínicos psicológicos. Após a publicação desse artigo, Bandura recebeu mais de 400 pedidos de separata (artigo impresso de forma isolada do número completo da revista em que foi publicado). Pesquisadores e pesquisadoras dos EUA e de várias partes do mundo enviaram suas solicitações (vide foto abaixo), e, entre as pesquisadoras, duas brasileiras: Maria Teresa Araujo Silva (na época, vinculada à Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da UNESP, campus Rio Claro, e posteriormente, à USP-SP) e Maria Clotilde Ferreira (USP-Ribeirão Preto).
Outros aspectos que merecem registro são o interesse e a disposição que Bandura revelou em tornar seu pensamento mais conhecido no Brasil, favorecendo e colaborando com edições de livros em português, os quais continham artigos seus traduzidos. Essa foi a saída encontrada, com base no movimento de diálogo entre estudiosos da teoria social cognitiva que desejavam que a barreira da língua fosse superada e o pensamento de Bandura chegasse às pessoas que não dominam a língua inglesa, para que houvesse a real possibilidade de as editoras brasileiras publicarem seus textos.
Para conhecer mais

Site Albert Bandura – https://albertbandura.com/
Inside the Psychologist’s Studio with Albert Bandura – 2014https://www.youtube.com/watch?v=-_U-pSZwHy8
Toward an agentic theory for the new millenium – 23/07/2012 https://talks.stanford.edu/bandura-al/
Everett M. Rogers Award Colloquium 2007 https://www.youtube.com/watch?v=xjIbKaSXM3A
Algumas publicações que homenagearam Bandura após seu falecimento
Revista Teoria Social Cognitiva em Foco, N14 (2021) https://editoraletra1.com.br/epub/tsc/14/
Frontiers in Psychology – Editorial (2023) https://www.frontiersin.org/journals/psychology/articles/10.3389/fpsyg.2023.1258249/full
International Journal of Psychology – Editorial (2025) https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/ijop.70012
Durante o VI Seminário Internacional Teoria Social Cognitiva em Debate será lançado dossiê na revista Educação: Teoria e Prática, da Unesp, em homenagem ao centenário de nascimento de Bandura.
Referências
Bandura, Albert (1961). Psychotherapy as a learning process. Psychological Bulletin, 58, 143-159,.
Evans, R. I. (1979). Construtores da Psicologia. Summus/EDUSP,.
A produção de Bandura é extensa e é possível encontrar referências já direcionadas para tópicos específicos da Teoria Social Cognitiva em seu website: https://albertbandura.com/albert-bandura-academic-publications.html

Solicitações para separata do artigo “Psicoterapia como processo de aprendizagem”.