Por Nani Maciel
Dados biográficos
Yuichi Shoda nasceu em Nara, no Japão, e se mudou para os Estados Unidos após sua primeira formação acadêmica, onde permanece até hoje.
Shoda é um professor e pesquisador ativo na University of Washington e seu laboratório desenvolve estudos sobre a diversidade dos processos psicológicos entre as pessoas, abordagem idiográfica, diversidade psicológica para promover justiça social e metaciência, ou a ciência dos comportamentos dos cientistas e como a sociedade consome os achados científicos.
Formação educacional
Professor Shoda concluiu, em 1979, o curso de Física na Universidade de Hokkaido, Japão. Obteve o bacharelado em Psicologia na University of California em Santa Cruz em 1981. Fez o primeiro ano do doutorado em Psicologia em Stanford, em 1983, porém o concluiu na Columbia University em maio de 1990, orientado por Walter Mischel.
Trajetória profissional
Iniciou sua carreira como pesquisador associado na Columbia University no mesmo ano de sua defesa (1990) até 1996. Posteriormente, como professor assistente (1996-2000) e professor associado (2000-2007) na University of Washington. Desde setembro de 2007, encontra-se como professor na mesma instituição, em programas de graduação e pós-graduação. Sua carreira vem sendo permeada por importantes subsídios para pesquisas (grants) e prêmios como o Golden Goose Award, em 2015.
Considerações sobre um ou mais aspectos da trajetória
Shoda foi o principal parceiro de Walter Mischel, com mais de 40 publicações. Destaca-se o trabalho realizado em conjunto pelos dois autores que, em 1995, retomou o sistema cognitivo afetivo da personalidade, publicado, anteriormente, por Mischel, em 1973. Esse artigo tem mais de 5.600 citações, de acordo com o Google Acadêmico. Há diversas publicações realizadas em conjunto com seus orientandos, demonstrando uma trajetória pautada no estabelecimento de parcerias e desenvolvimento das pessoas ao seu redor.
Muitos de seus estudos revelam as considerações sobre o sistema de processamento cognitivo-afetivo (CAPS), avaliação ideográfica, estabilidade intraindividual, que se apresentam como explicações sociocognitivas para a avaliação e a compreensão da personalidade.
Os seus interesses estão na aplicação da teoria social cognitiva da personalidade para a avaliação clínica e mudança do comportamento. Investe em estudos para a análise dos padrões intrapessoais das relações situação-comportamento. Além disso, busca compreender dados idiográficos de forma quantitativa, ou seja, muitos pontos de coleta da mesma pessoa por meio do que chama design intrapessoal altamente repetido. Os seus estudos trazem importantes considerações que ajudam a compor o caleidoscópio sociocognitivo que nos possibilita avançar na compreensão dos processos que revelam nossas escolhas e ações.
Para conhecer mais
http://depts.washington.edu/shodalab/.
Publications: http://depts.washington.edu/shodalab/publications/
Curriculum Vitae Yuichi Shoda: http://depts.washington.edu/shodalab/wordpress/wp-content/uploads/2020/ShodaCV2020_11.pdf.
Yuichi Shoda –University of Washington United States: https://research.com/u/yuichi-shoda.
Shodalab 2025: http://depts.washington.edu/shodalab/.
Conditional analyses of personality coherence and dispositions: https://www.proquest.com/openview/bef0fdcb2808e6bd2cd1f5212324e169/1?pq-origsite=gscholar&cbl=18750&diss=y.
Golden Goose Award: https://en.wikipedia.org/wiki/Golden_Goose_Award#Awardees.
Internet-Based Approaches to Collaborative Therapeutic Assessment: New Opportunities for Professional Psychologists: https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC3723146/#_bios93_.
Taking the Self Out of Self-Control: Changing How To Think About “Willpower”: https://www.youtube.com/watch?v=4aENZpOgBPU.
Referências
SHODA, Y., WILSON, N. L., WHITSETT, D. D., LEE-DUSSUD, J., & ZAYAS, V. (2014). The Person as a Cognitive-Affective Processing System: From Quantitative Idiography to Cumulative Science. In: COOPER, M. L. & LARSEN R. J. (Eds.) Handbook of Personality Processes and Individual Differences. APA Press. 491-513.
SHODA, Y., WILSON, N. L., CHEN, A., GILMORE, A., & SMITH, R. E. (2013). CognitiveAffective Processing System Analysis of Intra-individual Dynamics in Collaborative Therapeutic Assessment: Translating Basic Theory and Research into Clinical Applications. Journal of Personality, 81, 554-568.
SHODA, Y. (2004). Individual differences in social psychology: Understanding situations to understand people, understanding people to understand situations. In: SANSONE C., MORF C., & PANTER A. (Eds.). Handbook of Methods in Social Psychology. Sage. 117-141.
SHODA, Y.; CERVONE, D.; & DOWNEY, G. (2007) Persons in Context: Building a Science of the Individual. The Guilford Pres.
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MISCHEL, W.; SHODA Y.; & SMITH, R. E. (2003) Introduction to Personality. Wiley.
CERVONE, D.; & SHODA, Y.. (1999). The Coherence of Personality: Social-Cognitive Bases of Consistency, Variability, and Organisation. The Guilford Press.
Mischel, W. (1973). Toward a cognitive social learning reconceptualization of personality. Psychological Review, 80, 252-283.
Mischel, W.; & Shoda, Y. (1995). A cognitive-affective system theory of personality: Reconceptualizing situations, dispositions, dynamics, and invariance in personality structure. Psychological Review, 102, 246-268.
Whitsett, D. D.; & Shoda, Y. (2014). An approach to test for individual differences in the effects of situations without using moderator variables. Journal of Experimental Social Psychology, 50, 94-104.