Por Nani Maciel
Dados biográficos
Uichol Kim nasceu em 13 de outubro de 1958 na Coreia do Sul, local onde desenvolve seus trabalhos em parceria com diversas instituições internacionais.
Formação educacional
Kim se formou com alta distinção em Estudos Coreanos e fez especialização em Psicologia na University of Toronto em 1982. Concluiu o mestrado (1984) e o doutorado (1988), ambos em Psicologia Social e Transcultural, na Queen’s University, em Kingston, Canadá.
Trajetória profissional
Atualmente, é professor na College of Business Administration da Inha University, na Coreia do Sul. Foi professor do Departamento de Psicologia da Chung-Ang University, Coreia do Sul, de 1994 a 2005, e professor visitante em diversas universidades ao redor do mundo. Sua função acadêmica também envolve editorias de revistas acadêmicas, como Asian Journal of Social Psychology (editor fundador), Korean Journal of Psychological and Social Issues e Journal of Social Development. Além disso, exerceu funções executivas e de conselho em instituições como World Pandemic Research Network, Peter Drucker Society Europe, The Brand Laureate Asia Pacific Brands Foundation, Asian Association of Indigenous and Cultural Psychology e Center for culture, brain and development – University of California, Los Angeles.
Recebeu o Presidential Commendation Award do governo coreano em 2024, considerado a mais alta condecoração concedida a um civil
Considerações sobre um ou mais aspectos da trajetória
Uichol Kim esteve como professor visitante na Stanford University entre junho e julho de 2006 e, juntamente com Yŏng-sin Pak, foi um dos tradutores para o coreano do livro do Bandura Autoeficácia: O Exercício do Controle, de 1997.
Em 2025, Uichol está organizando o evento “The 12 International Conference of Indigenous and Cultural Psychology”, que tem como foco a Conferência sobre as contribuições de Albert Bandura para a ciência (https://albertbandura.com/pdfs/Flyer%20-%20ICICP%202025.03.24.pdf). Fará também a conferência de abertura do VI Seminário Internacional Teoria Social Cognitiva em Debate, a ocorrer na UNESP Rio Claro, no final de julho de 2005. Sua conferência é intitulada “Social Cognitive Theory and Self-Efficacy in Cultural Context: Analysis of the Psychological Mechanism in Promoting, Achievement, Happiness, and Well-Being”. Ele também é um dos autores do dossiê que será lançado no VI Seminário Internacional Teoria Social Cognitiva em Debate.
Para conhecer mais
Algumas informações sobre Uichol Kim e suas pesquisas podem ser localizadas na internet, como os links a seguir com suas recentes apresentações:
Página oficial: https://www.researchgatea.net/profile/Uichol-Kim
2024 Uichol KIM – Paris IAS Ideas – Understanding the software of the mind (apenas áudio, apresenta aspectos de suas recentes pesquisas sobre o que ele chama de “software da mente”): https://www.youtube.com/watch?v=aBwftlUH5Sw.
2023 Workshop Indigenous Psychology Parte 1 (apresenta aspectos sobre a experiência e o comportamento humanos no contexto de povos indígenas): https://www.youtube.com/watch?v=bbjB1c51T5k&t=2222s.
2023 Workshop Indigenous Psychology Parte 2: https://www.youtube.com/watch?v=2vfKVpg5Q0w&t=15s.
2023 Workshop Indigenous Psychology Parte 3: https://www.youtube.com/watch?v=WUce-xBDZzQ&t=2s.
Artigos de Kim que englobam constructos da teoria social cognitiva
Kim, U., & Kim, J. (2023). Understanding the Software of the Mind, Self and Culture: The Scientific Foundation of Indigenous and Cultural Psychology. Psychology and Developing Societies, 35(2), 347-391. https://doi.org/10.1177/09713336231185203
Kim, U., & Park, S. (2006). Indigenous psychological analysis of academic achievement in Korea: The influence of self-efficacy, parents, and culture. International Journal of Psychology, 41(4), 287-292. https://doi.org/10.1080/00207590544000068
Park, Y., Kim, U., & Tak, S. (2006). Psychological and behavioral profiles of adolescent on probation and high school students: With specific focus on moral disengagement, self-efficacy, delinquency, and academic achievement. Korean Journal of Culture and Social Issue, 12(2), 45-76.
Kim, U., & Park, Y. S. (2006). Factors influencing academic achievement in relational cultures. Self-efficacy Beliefs of Adolescents, 267.
Park, Y. S., & Kim, U. (2006). Factor influencing trust among Korean adolescents: indigenous psychological analysis of relational trust. Korean Journal of Culture and Social Issue, 12(3), 85-127.
Kim, U., & Park, Y. (2006). Analysis of factors influencing quality of life in Korean society. Korean Journal of Culture and Social Issue, 12(5_spc), 1-28.
Kim, U., Hong, C. S., Lee, J. G., & Park, Y. S. (2005). Factors influencing health and quality of life among allergy and asthma patients: With specific focus on self-efficacy, social support and health management. Korean Journal of Culture and Social Issue, 11(2), 143-181.
Park, Y. S., Kim, U., & Chung, K. (2004). Longitudinal analysis of the influence of parent-child relationship on adolescents’ academic achievement: With specific focus on the mediating role of self-efficacy and achievement motivation. Korean Journal of Culture and Social Issue, 10(3), 37-59.
Kim, U., & Park, Y. S. (2001). The stress, coping and life-satisfaction during the economic crisis in Korea: With specific focus on the role of social support and efficacy. The Korean journal of health psychology, 6(1), 77-105.