Robert

Robert W. Lent

Por Rafael Lima Dalle Mulle
Fabiana Maris Versuti

Dados biográficos

Robert W. Lent nasceu nos Estados Unidos, onde desenvolveu suas trajetórias acadêmica e profissional.

Formação educacional[1]

Robert Lent obteve sua formação em Psicologia pela Ohio University e concluiu o doutorado em Psicologia do Aconselhamento pela The Ohio State University em 1979. Atuou inicialmente como psicólogo universitário na University of Minnesota, passando a integrar o corpo docente da Michigan State University em 1985. Em 1995, ingressou na University of Maryland.

Trajetória profissional

Atualmente ocupa o cargo de professor distinto no Programa de Psicologia do Aconselhamento, vinculado ao Departamento de Aconselhamento, Educação Superior e Educação Especial da University of Maryland. Ele concluiu seu doutorado em Psicologia do Aconselhamento na The Ohio State University em 1979. Entre 1979 e 1985, atuou como psicólogo no Student Counseling Bureau da University of Minnesota. Posteriormente, fez parte da equipe de docentes em Psicologia do Aconselhamento da Universidade Estadual de Michigan, onde permaneceu até 1995. Desde então, integra o corpo docente da University of Maryland como professor distinto.

O Dr. Lent é amplamente reconhecido por suas publicações sobre diversos temas, incluindo escolhas e decisões de carreira, inclusão de mulheres e estudantes negros nas áreas STEM, gestão e transições de carreira, satisfação no ambiente acadêmico e profissional, bem como tecnologia e o futuro do trabalho. Ele também desenvolve pesquisas em áreas como formação e desenvolvimento de conselheiros, bem-estar emocional e psicológico, processos de adaptação em relacionamentos e promoção de comportamentos saudáveis.

Além de sua carreira como pesquisador e docente, Lent teve papel ativo em associações profissionais, como a American Psychological Association (APA) e a National Career Development Association (NCDA), que o agraciaram com premiações de destaque por sua contribuição duradoura ao campo da Psicologia do Aconselhamento. É amplamente reconhecido por colegas, alunos e colaboradores por sua postura ética, seu compromisso com a formação de novos pesquisadores e sua liderança na formulação da Teoria Social Cognitiva de Carreira.

Considerações sobre um ou mais aspectos da trajetória

Robert W. Lent é uma figura de destaque no campo da Psicologia do Aconselhamento, especialmente reconhecido por suas contribuições teóricas e empíricas sobre desenvolvimento de carreira e bem-estar psicológico. Como um dos principais proponentes da Teoria Social Cognitiva de Carreira (Social Cognitive Career Theory [SCCT]), suas pesquisas ajudaram a esclarecer como fatores como autoeficácia, expectativas de resultado e metas pessoais influenciam as escolhas e o desenvolvimento de carreira. Essa teoria tem sido amplamente aplicada a contextos acadêmicos e profissionais, sendo particularmente relevante para promover a inclusão e a diversidade em áreas como STEM (ciências, tecnologia, engenharia e matemática).

Além de suas contribuições teóricas, Lent também é conhecido por seu trabalho interdisciplinar, que conecta tópicos de satisfação no trabalho, transições de carreira e impacto da tecnologia no futuro das profissões. Ele tem um compromisso evidente com a formação de profissionais, como demonstram suas publicações e seu envolvimento em programas de treinamento e desenvolvimento de conselheiros.

A trajetória de Robert W. Lent é marcada por uma combinação de excelência acadêmica, inovação teórica e impacto prático, consolidando-o como um dos grandes nomes da Psicologia do Aconselhamento e do Desenvolvimento de Carreira. Desde os primeiros passos de sua formação, com a obtenção do doutorado em Psicologia do Aconselhamento na The Ohio State University, Lent demonstrou um forte compromisso com a aplicação do conhecimento psicológico para promover o bem-estar e o desenvolvimento humano.

Seus primeiros anos como psicólogo no Student Counseling Bureau da University of Minnesota mostram um envolvimento direto com as necessidades práticas de orientação e aconselhamento, o que provavelmente contribuiu para moldar sua sensibilidade com s questões reais enfrentadas por estudantes e profissionais em transição de carreira. Essa experiência prática deu suporte à sua posterior carreira acadêmica, em que ele se destacou tanto no ensino quanto na pesquisa.

A produção intelectual de Lent, especialmente no desenvolvimento da Teoria Social Cognitiva de Carreira, representa um marco em sua trajetória. Ele conseguiu articular, de maneira inovadora, como fatores pessoais, ambientais e sociais interagem para moldar escolhas e trajetórias de carreira. Essa teoria, além de sua consistência teórica, é amplamente utilizada para enfrentar desafios contemporâneos, como a inclusão de grupos sub-representados em campos como STEM e a adaptação ao futuro do trabalho impulsionado pela tecnologia.

Para conhecer mais

É possível acessar mais informações sobre a trajetória acadêmica de Robert W. Lent, sua linha de pesquisa e publicações por meio da página oficial do Social Cognitive Career Theory Lab, disponível em: https://scctresearch.weebly.com/.

Publicações e obras de referência

Brown, S. D., & Lent, R. W. (2023). Social cognitive career theory. In W. B. Walsh, L. Y. Flores, P. J. Hartung, & F. T. L. Leong (Eds.), Career psychology: Models, concepts, and counseling for meaningful employment (pp. 37-57). American Psychological Association. https://doi.org/10.1037/0000339-003.

Lent, R. W., Brown, S. D., & Hackett, G. (1994). Toward a unifying social cognitive theory of career and academic interest, choice, and performance. Journal of vocational behavior, 45(1), 79-122. https://doi.org/10.1006/jvbe.1994.1027.

Lent, R. W., & Brown, S. D. (1996). Social cognitive approach to career development: An overview. The career development quarterly, 44(4), 310-321. https://doi.org/10.1002/j.2161-0045.1996.tb00448.x.

Lent, R. W., & Brown, S. D. (2019). Social cognitive career theory at 25: Empirical status of the interest, choice, and performance models. Journal of Vocational Behavior, 115, 103316. https://doi.org/10.1016/j.jvb.2019.06.004.


[1]https://education.umd.edu/directory/robert-w-lent.