Por Roberta Gurgel Azzi
Dados biográficos
Phillip Peak nasceu e foi criado em Wichita, estado do Kansas, nos EUA.
Formação educacional
Fez a graduação em Psicologia na Carleton University, Ottawa, Canadá e obteve seu título de doutor pela Stanford University, em 1982, com tese orientada por Walter Mischel com o título “Searching for consistency: the Carleton student behavior study”.
Como aluno de pós-graduação em Stanford, na década de 1970, Philip envolveu-se com os estudos iniciados por Michel (década de 1960) intitulados “Teste do marshmallow”, que trata do autocontrole por meio de estudos de recompensa tardia. Desde então, ele tem trabalhado em pesquisas complementares.
Trajetória profissional
É professor de Psicologia no Smith College, Massachussetts, EUA.
Considerações sobre um ou mais aspectos da trajetória
Vale destacar a parceria entre Walter Mischel e Phillip Peak , pois é uma história de sucesso entre orientador e orientando. Eles se tornaram coautores em vários trabalhos e permaneceram amigos ao longo da vida. Mischel, em seu livro O teste do Marshmallow, aborda os resultados concordantes dos estudos de agressão em Wediko com os de conscienciosidade entre alunos do Carleton College encontrados nos estudos de Phil em Minnesota. Mischel comenta sobre a chegada de Phil em Stanford, em 1978:
Philip K. Peake, amigável e sorridente, entrou garbosamente em minha sala, em Stanford, no outono de 1978. Ele acabara de concluir os estudos de graduação em Carleton, queria trabalhar comigo no doutorado em Psicologia e precisava de um lugar onde guardar com segurança as muitas caixas, repletas de novos dados, que trouxera consigo. Essa foi a única vez em minha vida que um estudante chegou não só com uma boa ideia, mas também com enorme quantidade de dados necessários para testá-la. Embora ainda estudante universitário, Phil trabalhara com Neil Lutsky, orientador dele em Carleton, com quem acompanhara sistematicamente o comportamento dos alunos de Carleton College ao longo de um conjunto de diferentes situações durante muitos meses (Mischel, 2016, p. 148-149).
É interessante notar como a convivência na universidade possibilita, e, no caso, possibilitou a formação de parcerias entre estudantes. Philip Peake obteve seu título de doutor em 1982, época em que deixou Stanford. Com Daniel Cervone, publicou dois artigos relativos a crenças de autoeficácia (Cervone; Peake, 1986; Peake; Cervone, 1989). Perguntei para Cervone como essa parceria começou e descobri que eles dividiam a mesma sala em Stanford e trocavam muitas ideias A descrição de Peake sobre o tempo em que eles dividiram a sala merece ser reproduzida aqui:
E foi por meio de Dan que comecei a apreciar plenamente a rapidez com que as coisas estavam evoluindo do outro lado do corredor, na terra de Bandura. Passávamos longas horas compartilhando histórias e rindo, sempre temperadas com profundo respeito, sobre nossos respectivos mentores e suas abordagens distintas. Ambos sabíamos que tínhamos muita sorte de ter testemunhado os fundamentos de uma nova ciência sendo estabelecidos (Peak, comunicação pessoal por e-mail, junho 2025).
Para conhecer mais
Por alcançar resultados inovadores em seus estudos sobre recompensa tardia, Philip Peake, Walter Mischel e Yuichi Shoda receberam, em 2015, o prêmio Golden Goose Award. Criado em 2012, esse prêmio reconhece pesquisas financiadas pelo governo federal dos EUA que tiveram um impacto significativo na sociedade. Na pesquisa realizada, os três investigadores mostraram que crianças de 4 anos que conseguem exercer autocontrole ao esperar para comer os marshmallows apresentam melhores desempenhos acadêmico e social e lidam melhor com o estresse à medida que crescem.
Links
Seeing Psychology Happen: Prof. Peake on His Award-Winning ‘Marshmallow Test’ Studies – 2015: https://www.smith.edu/news-events/news/seeing-psychology-happen-prof-peake-his-award-winning-marshmallow-test-studies.
No link a seguir, há um vídeo sobre o trabalho dos premiados Golden Goose Award em 2015. O trabalho deles sobre o teste do marshmallow começa por volta do minuto 27.:https://www.goldengooseaward.org/awardees/marshmallowtest
É possível conhecer algumas de suas obras no website de sua universidade: https://scholarworks.smith.edu/do/search/?q=author_lname%3A%22Peake%22%20AND%20author_fname%3A%22Philip%22&start=0&context=7561520&sort=date_desc&facet=.
Referências
Cervone, D., & Peake, P. K. (1986). Anchoring, efficacy, and action: The influence of judgmental heuristics on self-efficacy judgments and behavior. Journal of Personality and Social Psychology, 50, 492-501.
Mischel, W. (2016). O teste do marshmallow: Por que a força de vontade é a chave do sucesso. 1. ed. Editora Objetiva.
Peake, P. K., & Cervone, D. (1989). Sequence anchoring and self-efficacy: Primacy effects in the consideration of possibilities. Social Cognition, 7, 31-50.