Por Jussara C. B. Tortella
Dados biográficos
Pedro José Sales Luís da Fonseca Rosário nasceu em 14 de junho de 1964 na cidade de São Jorge de Arroios, Portugal. Atualmente mora na cidade do Porto e trabalha na Universidade do Minho, em Braga. Gosta de cozinhar quando recebe os amigos em seu apartamento, que é lindamente decorado com objetos históricos. Há sempre uma rotina de trabalho com seu grupo. Todos chegam pontualmente às 9 horas e há uma movimentação dinâmica dos orientandos e investigadores entre a sala onde funciona o do laboratório do Grupo Universitário de Investigação em Autorregulação (GUIA) e seu gabinete. O burburinho e o vaivém dão um tom de partilha, amizade e muita produção.
Formação educacional
Iniciou sua formação acadêmica universitária em 1982 no curso de Psicologia na Universidade de Lisboa e se formou em 1987. O contato durante o estágio nas escolas o motivou a continuar estudando e a publicar artigos com o amigo espanhol Carlos Núñes, parceiro em publicações desde sempre. Fez o projeto de doutoramento com uma proposta estatística inovadora e foi aceito como aluno, em 1997, na Universidade do Minho, sob orientação do professor Leandro Almeida. Concluiu o doutorado no ano de 2000 com a tese intitulada “Variáveis Cognitivo-Motivacionais na Aprendizagem: As abordagens ao Estudo em Alunos do Ensino Secundário”.
Trajetória profissional
A trajetória profissional na Universidade do Minho tem como focos principais: docência, pesquisa, intervenção e o serviço à comunidade. Durante a realização do doutorado, iniciou o trabalho como assistente e, entre 2000 e 2010, assumiu o cargo de professor auxiliar. Seu interesse pela Psicologia da Educação se revela nas diferentes disciplinas que ministrou relacionadas com a área da Educação, com destaque para as de prática pedagógicas. Entre 2010 e 2021, assumiu o cargo de professor associado e atualmente é professor catedrático. Em 18 de fevereiro de 2025, tomou posse como Presidente da Escola de Psicologia (EPsi) da Universidade do Minho para o mandato 2025/2028.
Pedro Rosário foi diretor do Centro de Investigação em Psicologia (CIPsi), avaliado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) como excelente. Leciona na área de aprendizagem, motivação e instrução na licenciatura, mestrado e doutoramento em Portugal e no estrangeiro. Investiga os processos de motivação e autorregulação da aprendizagem e dirige o Grupo Universitário de Investigação em Autorregulação (www.guia-psi.com) com 40 investigadores. Desenvolve projetos nessa área para crianças e jovens ao longo da escolaridade. Cartas do Gervásio para alunos da Universidade, Sarilhos do Amarelo para crianças até 10 anos e MENTOR são exemplos com repercussão (inter)nacional. Esse programa de formação de professores em mentoring realizado para o Min-Edu Português foi reconhecido pela União Europeia como uma boa prática. A eficácia desses programas foi testada em diversos países (p. ex., Chile, Brasil, Moçambique, Inglaterra, Japão e Espanha).
Considerações sobre um ou mais aspectos da trajetória
O professor Pedro Rosário, desde o início da trajetória acadêmica, tem conduzido uma diversidade de pesquisas com temas atuais, a fim de compreender como os estudantes desenvolvem e melhoram suas competências de autorregulação em diferentes contextos, demonstrando, por meio de dados de pesquisa, a eficácia de intervenções em contextos educativos a partir de ferramentas educativas para o Pré-Escolar, o Ensino Básico e o Ensino Superior. Os artigos, palestras e aulas, sempre carismáticos e motivadores, demonstram um profundo conhecimento sobre a teoria social cognitiva e as possíveis relações com o contexto educativo e outras áreas.O artigo intitulado “Relationships between perceived parental involvement in homework, student homework behaviors, and academic achievement: differences among elementary, junior high, and high school students”,escrito em parceria com JC Núñez, et al. 2015) é, até o momento, o mais citado por outros pesquisadores.
Notadamente, a trajetória revela o quanto professor Pedro consegue orquestrar um grupo de pesquisadores que aprendem com ele novas formas de pesquisar e compreender a importância de temas relevantes para o sucesso escolar e da vida.
Para conhecer mais
Pedro Rosário:https://www.youtube.com/watch?v=OCNNLqxCpUE.
Entrevista com Pedro Rosário: Capítulo 1 do livro Autorregulação da aprendizagem: Teoria e Práticas, de Tortella, J. C. B., et al.
Posse de Pedro Rosário como Presidente da Escola de Psicologia:
Currículo (trajetória e obras): https://www.cienciavitae.pt/portal/5B1C-4E84-0514.
Referências
Oliveira, A., Pereira, B., Aguiar, C., Rosário, P. & Magalhães, P. (2025). Assessing motives for delaying bedtime: Development and psychometric properties of the Reasons for Bedtime Procrastination Scale. Psicothema, 37(1), 91-99.
Pereira, B., Rosário, P., Núñez, J. C., & Magalhães, P. (2025). The role of child-family-peer relationships on children’s healthy eating behavior: A path model study. Revista Iberoamericana de Psicología y Salud, 16(1), 24-35.
Oliveira, A., Pereira, A., Núñez, J. C., Vallejo, G., Lopes, S., Guimarães, A., Abreu, R., & Rosário, P. (2024). Children with Cerebral Palsy rehabilitation in-session engagement: Lessons learnt from a story tool training program. International Journal of Disability, Development and Education, 1-19.
Martins, J., Moreira, T., Cunha, J., Núñez, J. C. & Rosário, P. (2024). Be SMART: Promoting goal setting with students at-risk of early school leaving through a mentoring program. Children and Youth Services Review, 157, 107423.