Mimi

Mimi Bong

Por Daniela Guerreiro Casanova

Dados biográficos

Mimi Bong tem se destacado como uma das vozes orientais mais relacionadas com o Ocidente. Desde sua formação, iniciada na Korea e prosseguida nos EUA, ela tem dedicado seus esforços a ampliar a compreensão dos aspectos relacionados com a motivação e a aprendizagem autorregulada, tendo como perspectiva aspectos multiculturais, os quais contribuem para o desenvolvimento da Psicologia Educacional.

Formação educacional

Graduou-se em Educação Tecnológica pela Universidade Ewha Womans, na Korea, em 1989. Obteve o mestrado em Tecnologia Instrucional pelo Teachers College da University of Columbia em 1991 e titulou-se como doutora em Aprendizagem e Instrução pela University of Southern California em 1995.

Trajetória profissional

Inicialmente, Mimi Bong atuou como professora adjunta no departamento de Tecnologia Educacional da Ewha Womans University de 1998 a 2000. Posteriormente, prosseguiu sua carreira como professora associada na University of South Carolina, onde lecionou no Departamento de Psicologia Educacional de 2000 a 2004. Voltou à Ewha Womans University como professora associada no Departamento de Tecnologia Educacional, de 2003 a 2007. Desde 2007 tem desenvolvido sua carreira na Korea University como professora titular de Psicologia Educacional, onde também atua como diretora do Instituto de Pesquisa sobre Cérebro e Motivação (bMRI, do inglês Brain and Motivation Research Institute) desde 2018. As suas pesquisas têm sido desenvolvidas sob o escopo da teoria social cognitiva, contribuindo para ampliar a compreensão sobre a motivação e a aprendizagem autorregulada, crenças de autoeficácia e objetivos de aprendizagem. Foi editora dos periódicos Journal of Experimental Education e do Korean Journal of Educational, além de atuar em diversos conselhos editoriais.

Considerações sobre um ou mais aspectos da trajetória

Com uma formação claramente fundamentada nos princípios da teoria social cognitiva (TSC) de Albert Bandura, Mimi Bong tem contribuído para estabelecer os diferenciais teóricos entre autoeficácia e autoconceito. Para tanto, além de pesquisas descritivas e exploratórias, dedicou esforços para melhorar os instrumentos utilizados para a captação da percepção da autoeficácia, entre outros conceitos. Sua carreira, construída a partir da internacionalização, tem resultado em parcerias com estudiosos da TSC, como Pajares, Klassen, Skaalvik, Bembenutty, Usher, entre outros.

Em 2016, Bong foi reconhecida pela Associação Americana de Psicologia (APA), a qual lhe concedeu o prêmio Richard E. Snow pelas suas contribuições para a Psicologia Educacional. É autora de livros e artigos influentes na área da Psicologia Educacional, sendo reconhecida como parte do Worlds Top 2% Scientists anualmente desde 2019.

Para conhecer mais

Biografia: https://bmri.korea.ac.kr/english/sub02_1_1.asp?listType=1&KCP660_SEQ=1008

Mimi Bong: Professor of Educational Psychology, Korea University: https://scholar.google.co.kr/citations?user=FjfkTOAAAAAJ&hl=en

Publicações e obras de referência

Bong, M., Reeve, J., & Kim, S. (Eds.). (2023). Motivation science: Controversies and insights. Oxford University Press.

Lee, H. J., Lee, J., Song, J., Kim, S., & Bong, M. (2022). Promoting children’s math motivation by changing parents’ gender stereotypes and expectations for math. Journal of Educational Psychology, 114(7), 1567-1588. http://dx.doi.org/10.1037/edu0000743.

Lee, J., Lee, H. J., Song, J., & Bong, M. (2021). Enhancing children’s math motivation with a joint intervention on mindset and gender stereotypes. Learning and Instruction, 73, 101416. https://doi.org/10.1016/j.learninstruc.2020.101416.

Chung, J., Bong, M., & Kim, S. (2020). Performing under challenge: The differing effects of ability and normative performance goals. Journal of Educational Psychology, 112(4), 823-840. http://dx.doi.org/10.1037/edu0000393

Shin, D. D., Lee, M., Ha, J. E., Park, J. H., Ahn, H. S., Son, E., Chung, Y., & Bong, M. (2019). Science for all: Boosting science motivation of elementary school students with utility value intervention. Learning and Instruction, 60, 104-116. https://doi.org/10.1016/j.learninstruc.2018.12.003.