Por Nani Maciel
Dados biográficos
Nascida em Roanoke, Virgínia, EUA, em 1973, Laura Ritchie é violoncelista, psicóloga e professora de ensino e aprendizagem de música na University of Chichester, no Reino Unido. Conhecida por sua vivacidade e por realizar diversas atividades além da música, é bastante atuante em redes sociais, associando situações cotidianas à autoeficácia.
Formação educacional
Graduou-se em Música na Northwestern University, em Evanston, Illinois, EUA, fez mestrado no Royal College of Music em Londres e concluiu, em 2011, o doutorado na mesma instituição com a tese “Musical self-efficacy for learning and performing”.
Trajetória profissional
Laura trabalha na mesma instituição desde 1997, quando começou como teaching fellow em música. A partir de 2017, tornou-se professora e vem realizando diversos projetos desde então. Em setembro de 2014, lançou o primeiro curso aberto de música de nível universitário, o qual se concentra na criação de um currículo para aulas particulares de instrumento ou canto. Além de musicista, Laura é psicóloga e lidera o laboratório para Autoeficácia, Desempenho e Agência (The Lab for Self-Efficacy, Performance, and Agency) na University of Chichester. Entre os projetos atuais do laboratório está o intitulado “Vendo interações de autoeficácia, personalidade e cognição no desempenho de tarefa com rastreador ocular (eye-tracking)”, o que demonstra seu envolvimento com diferentes formas de coleta de dados e uso de tecnologias.
Considerações sobre um ou mais aspectos da trajetória
Seus interesses de estudo envolvem autoeficácia, autorregulação, metacognição e música, tendo desenvolvido, com A. Williamon, a Escala de Autoeficácia para Desempenhar Música (2010). Atualmente, junto a Daniel Cervone, é proprietária da empresa de aplicativo SeeYesCorp, na qual desenvolve a avaliação Knowledge-and-Appraisal Personality Assessment (KAPA) de forma digital.
Para conhecer mais
Para saber um pouco da Laura em ação falando e atuando sobre seus dois maiores interesses, veja o conteúdo dos links disponibilizados a seguir.
https://www.youtube.com/watch?v=5ItAbHDRIm0 Yes I can! Use the positive power of self-efficacy.
https://www.youtube.com/watch?v=T7By8OXPoSU Music is as real as your heart.
https://www.lauraritchie.com/books-2/.
https://en.wikipedia.org/wiki/Laura_Ritchie.
https://scholar.google.co.uk/citations?user=seW28RwAAAAJ&hl=en.
https://www.chi.ac.uk/people/laura-ritchie/.
https://www.linkedin.com/in/laura-ritchie-42618815/.
Publicações e obras de referência
Ritchie, L., & Williamon, A. (2010). Self-efficacy for Musical Performing Questionnaire [Database record]. APA PsycTests.
https://www.linkedin.com/in/laura-ritchie-42618815/.
Ritchie, L. (2023). Multisensory Music Performance with Cymatic Images. Music & Science, 6.
Ritchie, L., & Sharpe, B. T. (2022). Validation and Validity: Self-Efficacy, Metacognition, and Knowledge-and-Appraisal Personality Architecture (KAPA). Psychology, 13(10), 1474-1503.
Ritchie, L., Cervone, D., & Sharpe, B. T. (2020). Goals and Self-Efficacy Beliefs During the Initial COVID-19 Lockdown: A Mixed Methods Analysis. Frontiers in Psychology, 11, 559114-559114.
Ritchie, L. (2020). Images of learning through music: the sounds of cognition. International Journal of Management and Applied Research, 7(3), 257-266.
Ritchie, L., & Kearney, P. (2018). Adult Beginner Instrumentalists’ Practice, Self-Regulation, and Self-Efficacy: A Pilot Study. Journal of Education and Training Studies, 6(5), 1-9.
Ritchie, L., & Williamon, A. (2012). Self-efficacy as a predictor of musical performance quality. Psychology of Aesthetics, Creativity, and the Arts, 6(4), 334.
Ritchie, Laura. (2021). Yes, I can: learning to use the power of self-efficacy. Effic Research Limited.
Ritchie, Laura. (2015). Fostering Self-Efficacy in Higher Education Students. Red Globe Press.
Ritchie, Laura. (2017). California dreaming: a true story of life, learning, laughing and music. Effic Research Limited.