(In memorian)
Por Roberta Gurgel Azzi
Dados biográficos
Frank Pajares era uma pessoa que mantinha reservadas sua trajetória e vida pessoal, pelo menos do acesso público via internet. Detalhes de sua biografia e formação poderão futuramente vir a ser incorporados a esse perfil. Por ora, seguem informações mínimas. Frank Pajares nasceu em Maiorca, Espanha, e faleceu em 2009, nos EUA.
Trajetória profissional
Segundo Urquhar (2007), Pajares foi professor de ensino fundamental na Flórida, lecionou na University of Florida e foi diretor de uma escola internacional em Teerã, Irã, além de diretor da American International School na ilha de Maiorca.
Pajares se juntou à Emory University em 1994 e lá permaneceu até seu falecimento, em 2009, tendo trabalhado na Divisão de Estudos Educacionais. Ainda segundo Urquhar (2007), “Em 1999, Pajares foi nomeado Winship Distinguished Research Professor na Emory. Ele atua em seis conselhos editoriais, é membro da American Psychological Association, coeditor da série de livros “Adolescence and Education” e editor associado do Journal of Educational Psychology”.
Considerações sobre um ou mais aspectos da trajetória
Destacarei duas passagens que ilustram o compromisso de Pajares na disseminação das ideias de Bandura. A primeira ocorreu em 2005, quando fui conversar com ele na Emory University e ele descobriu que eu estava interessada em organizar um acervo com as publicações de Bandura. Além de escrever para Bandura, que ele sabia que eu visitaria na sequência, providenciou para que eu fosse recebida em Stanford com uma caixa repleta de separatas de artigos. Ele disse que me ajudaria a ter acesso aos artigos de Bandura, o que aconteceu com a rápida ampliação de artigos de Bandura no site Self-efficacy Information que ele gerenciava e no qual era possível encontrar inúmeras informações sobre Bandura e sua teoria social cognitiva. Nesse site, também eram divulgadas informações sobre pesquisadores de diferentes países que estudavam a teoria social cognitiva. Várias pessoas cujos perfis se encontram na galeria de estudiosos que está sendo lançada no Brasil estavam mencionados no site, e alguns incluídos na foto a seguir, como é o caso desta autora.

A segunda passagem a ser destacada refere-se à imediata disponibilidade que Pajares demonstrou ao colaborar com um capítulo, em coautoria com Fabian Olaz, em livro publicado no Brasil em 2008, publicação organizada por Bandura, Azzi e Polydoro e que encontra-se esgotada.
Para conhecer mais
Pajares escreveu e apresentou vários artigos sobre autoeficácia e é reconhecido como um importante autor da Psicologia da Educação de base sociocognitiva. Artigos publicados por Pajares, sozinho e em coautoria, podem ser encontrados no ResearchGate: https://www.researchgate.net/scientific-contributions/Frank-Pajares-72389053
Pajares foi autor de vários capítulos de livros e editou, com Tim Urdan, vários livros da série Adolescence and Education.
No livro International Perspectives on Adolescence,publicado em 2003, há o capítulo “Contemporary Trends in Brazilian Research”, de autoria de Aloyseo Bzuneck e Evely Boruchovitch, colegas brasileiros com perfis na galeria nacional.
Na Apresentação do livro The ones we remember, de 2008 (p.i x), Pajares e Tim citam Paulo Freire, referindo-se à ideia dele de que “às vezes um gesto simples e quase insignificante por parte de um professor pode ter um efeito formativo profundo na vida de um aluno” e seguem mencionando que “às vezes, é claro, esse efeito formativo não é o resultado de um gesto simples e isolado, mas sim de uma série proativa e sustentada de gestos por parte de um professor”. Partindo dessa lógica, os organizadores coletaram 23 relatos reflexivos de pesquisadores do campo educacional a respeito de professores lembrados, aí incluídos os relatos pessoais dos organizadores.
Links sobre Pajares:
Frank Pajares – https://erinspencer.wixsite.com/edpsychologists/frank-pajares.
Teaching the teachers – https://www.emory.edu/EMORY_REPORT/erarchive/2007/April/April%202/Profile.htm,
Referência
Urquhart, K (2007). Teaching the teachers. Emory Report , 59(25).